Você sabe como montar um banheiro para idosos e pessoas com deficiência?

As pesquisas recentes comprovam que vivemos em um país com alto índice de idosos. Para se ter uma ideia, Brasil já tem 30 milhões de pessoas na terceira idade. Além dessa pesquisa conheça também as adaptações nos espaços que as pessoas deficientes e com mobilidade reduzida necessitam para tornar a vida mais fácil e segura.

Diante desses cenários, um bom profissional deve ficar atento às possibilidades do mercado, pois a terceira idade e as pessoas com deficiência dependem de mão de obra especializada para realizar algumas atividades durante o dia.

Um dos serviços que traz um diferencial para os profissionais é a montagem de banheiro para idosos e pessoas com deficiência. Diferentemente dos cômodos tradicionais, eles têm algumas particularidades como a mobilidade. Pensando nisso, vamos listar diversas dicas para que você descubra quais são os itens mais importantes para o banheiro.

Quer aprender como montar um banheiro para idosos e pessoas com deficiência? Então, continue com a leitura deste artigo!

Fique atento à segurança

A segurança é fundamental em um banheiro e cozinha. Lugares de maior número de acidentes para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Portanto, o ideal é que esse cômodo da casa tenha entrada larga para trazer mais mobilidade. O tamanho correto é aquele que permite a presença de pessoas com cadeira de rodas e de seu acompanhante.

Outro ponto interessante é que o box deverá ser construído com um material resistente e inquebrável ou substituindo por cortina plástica. Dessa forma, o usuário não sofrerá danos caso haja quedas. Já o assento deve ter altura entre 43 a 46 centímetros, incluindo a borda da bacia.

Ainda falando sobre segurança, o banheiro deve conter um banquinho para ajudar o idoso tanto dentro do box na hora do banho, como no momento da troca de roupa. Para criar um ambiente perfeito, recomendamos os tapetes ou fitas antiderrapantes, que permite mais segurança para andar no local.

Coloque barras de apoio

Um banheiro para idosos ou adaptado para necessidades especiais deve ter as barras de apoio laterais. Elas devem ser instaladas em diversos lugares, como:

  • parede próximo ao vaso sanitário;
  • lavabo;
  • pia;
  • área de banho.

A instalação é concluída com sucesso quando o idoso ou pessoas com deficiência têm altura suficiente para se apoiar, levantar e movimentar sem riscos. A mesma regra vale para os móveis que devem ser de fácil acesso. A altura ideal é entre a cintura e o peito (média de 85 cm). No entanto, aqui vale um cuidado importante: os armários não podem ser de vidro ou aço inox, pois podem causar acidentes.

Lembre-se da iluminação correta

A iluminação é um dos itens que a maioria das pessoas se esquecem na hora de montar um banheiro para os pais, avós ou pessoas com deficiência. O cuidado deve ser redobrado nesse ponto, pois o ambiente precisa ter uma iluminação ampla, que o idoso ou pessoas com deficiência consigam enxergar cada detalhe. Existem, no mercado, as faixas de LED que melhoram o campo de visão e aumentam a segurança durante o período noturno.

O banheiro para idosos ou pessoas com deficiência exigem diversos itens, procedimentos e acessórios que deixam o local mais tranquilo para os moradores. Após a instalação de barras, iluminação e assentos, recomendamos que você teste a mobilidade junto com o idoso ou pessoas com deficiência e verifique se eles conseguem usar os equipamentos sem problemas. Um bom profissional entende que a prevenção é o melhor caminho para ter sucesso no mercado.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe o texto nas redes sociais para que outras pessoas tenham conhecimento sobre os detalhes mais importantes de um banheiro para idoso ou pessoas com deficiência.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.