Cooktop ou fogão: qual a melhor opção para minha casa?

Escolher os eletrodomésticos certos é um passo importante para compor uma cozinha moderna e funcional. No momento da compra desses itens, a dúvida sobre cooktop ou fogão costuma aparecer para muitas pessoas. Se também é o seu caso, não deixe de acompanhar as orientações do nosso artigo.

Vamos apresentar as principais características de cada modelo, além dos pontos que costumam ser considerados positivos e negativos. O objetivo é ajudar você a definir a opção ideal para suas necessidades. Então, aproveite as dicas!

Prós e contras do fogão

O fogão convencional funciona a gás e tem no forno embutido o seu grande diferencial. Por conta disso, permite mais variações durante o preparo das receitas, que podem incluir alimentos fritos, cozidos e assados.

Outra vantagem está no fato de ele ser relativamente mais barato, conforme o modelo do fogão, quando comparado ao cooktop. Dependendo da marca, é possível encontrá-lo em diversos modelos, com variações nas cores, dimensões e design.

Independentemente de seu tamanho, o fogão pode ser movido com facilidade de um lugar para outro. Essa mobilidade permite trocar a posição do eletrodoméstico com facilidade durante uma mudança de layout.

Sua principal desvantagem está no fato de ser um elemento robusto, que ocupa uma área considerável da cozinha. Ele também é mais difícil de limpar por conta da manutenção do forno.

Prós e contras do cooktop

Com versões que funcionam a gás, por indução ou com eletricidade, esse modelo consiste em um fogão de mesa. Isso significa que seu tampo fica apoiado em um balcão apropriado para receber a estrutura.

Assim como os fogões convencionais, o cooktop pode ser encontrado em vários tamanhos e formatos, além de apresentar diferentes materiais — que vão do inox até o vitrocerâmico colorido ou estampado.

As opções com mesa de vidro são muito fáceis de limpar, garantindo praticidade e economia de tempo ao usuário. Esse tipo de fogão também tem um visual mais contemporâneo, sendo ideal para ambientes com esse estilo.

Como não têm forno embutido, os cooktops são perfeitos para economizar espaço em uma cozinha pequena. Essa pode ser uma desvantagem se você gosta de preparar assados com frequência, mas sempre há a opção de adquirir um forno elétrico.

Dicas para definir a melhor opção

Ficou claro que ambas as opções têm pontos positivos e poucas desvantagens, portanto, é crucial que você faça uma análise cuidadosa. Comece pensando em suas necessidades atuais, ordenando as prioridades conforme o nível de relevância de cada uma.

Vale destacar que tanto o cooktop quanto o fogão convencional podem ser complementados com peças que combinem com seus acabamentos, mantendo a estética da cozinha harmônica. Acessórios como as coifas também são interessantes para filtrar o ar e remover odores de fumaça ou gordura.

Agora que você sabe que é possível ter bons resultados com os dois modelos, veja os principais fatores a considerar na escolha entre cooktop ou fogão:

  • espaço disponível — o fogão de mesa funciona melhor em cozinhas compactas, principalmente se tiver poucos queimadores (bocas);
  • custo-benefício — quem não tem forno elétrico pode investir em um fogão convencional para ter duas necessidades atendidas de uma vez;
  • aparência desejada — cooktops têm um visual mais clean e adequado para ambientes modernos, enquanto o fogão tem um toque clássico.

Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar o eletrodoméstico perfeito para compor sua cozinha. Após decidir sobre o melhor modelo de cooktop ou fogão, basta pesquisar os produtos em lojas confiáveis e que trabalham com marcas conhecidas pela qualidade.

Gostou do post? Se deseja receber outros conteúdos em seu e-mail, veja nossos contatos!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.