Conheça os tipos de coifas e saiba qual o melhor para a sua casa

Ninguém gosta de ficar com cheiro de fritura ou fumaça em casa. Muito menos da gordura que fica impregnada na parede após fritar um peixe, batatas ou bolinhos, não é mesmo? Para garantir praticidade na cozinha, existem diversos tipos de coifas.

Além de manter o ambiente limpo por mais tempo e eliminar odores, as coifas embelezam e modernizam a cozinha. Por muito tempo, a coifa era usada apenas em restaurantes e cozinhas industriais, mas está ganhando espaço também nas residências.

O equipamento retira e filtra o ar com fumaça e odores, ajudando a conservar o local limpo. Quando o vapor é sugado, boa parte da gordura é eliminada e isso garante maior durabilidade dos eletrodomésticos na cozinha. Para entender quais os tipos de coifas e escolher a melhor opção para as suas necessidades, continue lendo este artigo.

Tipos de coifas

Existem vários modelos de coifas e a escolha deve levar em conta o tamanho do fogão, pois o aparelho precisa cobrir toda a área. Além disso, para ser instalado, requer uma saída externa que será usada para jogar o vapor que foi sugado para fora, enquanto substitui por um novo ar.

As coifas substituem os depuradores, tornando o ambiente mais elegante e moderno. Além disso, são mais simples na hora de fazer a limpeza. Pode ser necessário fazer alguma adaptação ou reforma na cozinha para receber o equipamento.

Coifa de parede

É indicada para cozinhas com fogão ou cooktop encostados na parede. O modelo não exige que se fure o teto. Ela é instalada com espaço de pelo menos 65 centímetros acima e, para ser usada como exaustor, precisa de um buraco para passar o ducto.

Coifa de ilha

É o tipo ideal para quem tem cozinha integrada com outro ambiente. É um modelo projetado para instalação no teto. Com a coifa, o cômodo fica totalmente livre dos resíduos da preparação dos pratos e a casa não fica com odor do alimento que está sendo preparado.

É preciso uma estrutura compatível no teto para que seja feita a saída do vapor sugado. Como são muito pesadas, não podem ser instaladas em estruturas de gesso ou madeira.

Coifa lustre

Também conhecida como coifa suspensa, ela funciona como os outros modelos. O que diferencia é o design arrojado, que se assemelha a um lustre. Além de funcionar como coifa, também ilumina.

É um item muito bonito, que além de cumprir com sua função decora o espaço. Normalmente é feita de inox e há modelos com formatos e estampas diferentes para combinar com a decoração.

Coifa de embutir

Esse modelo tem forte apelo decorativo. Isso porque ela deixa o ambiente funcional, sem muita interferência na decoração. É usada em cozinhas planejadas, ficando embutida em um armário aéreo.

Além de ficar discreta, ela otimiza o espaço. Por isso, é muito útil para quem tem pequenas áreas onde queira instalar a coifa.

Escolha certa

O tamanho da coifa é baseado no porte do fogão. Os modelos de 60 centímetros são indicados para fogão ou cooktop de quatro bocas. Já os de 90 centímetros servem para os de seis bocas. É preciso considerar tamanho do ambiente, frequência de uso, altura do pé direito e o peso que o teto ou a parede suportam na hora de escolher o equipamento.

Depuradores e coifas são diferentes e um não substitui o outro. Na função exaustor, a coifa retira o ar quente da cozinha. Já no modo depurador, o ar quente com gordura é filtrado e devolvido limpo ao local.

A mesma peça executa ambas as funções. O depurador é utilizado em locais menores, onde não há espaço para instalar uma chaminé. A função de exaustão ou de depuração depende do projeto da cozinha e é definida pelo profissional que vai fazer a instalação.

Independente da escolha entre os tipos de coifas disponíveis no mercado, o equipamento garante eficiência e beleza à cozinha. Para evitar problemas, a instalação precisa ser feita por um profissional capacitado.

Gostou das dicas? Aproveite para seguir a Casa Mimosa no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de artigos como este.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.