Como divulgar meu trabalho na internet? 8 dicas para instalador hidráulico

Facebook, Instagram e YouTube são algumas das principais redes sociais disponíveis no meio digital. Além de serem fundamentais para o relacionamento interpessoal, elas podem ser ferramentas/respostas úteis para resolver a famosa dúvida: “como divulgar meu trabalho na internet?”.

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como se aproximar do público de cada rede social, postar fotos, tirar dúvidas ou compartilhar cursos e eventos. Além disso, vamos mostrar como você pode usar as redes para ser reconhecido por futuros clientes.

Leia nosso texto e saiba mais!

1. Divulgue seu trabalho nas redes sociais

Antes de começar sua divulgação, estude bem cada canal. Se o objetivo for interagir com os clientes, uma página no Facebook pode ser o que você procura. No entanto, se quer postar fotos dos trabalhos, Instagram e Pinterest podem ser boas alternativas.

Caso o objetivo, porém, consista em ser encontrado por empresas e ter um perfil mais profissional, o LinkedIn figura como alternativa ideal. Portanto, antes de buscar às cegas, saiba bem o que deseja e em qual rede social o seu serviço mais se encaixa.

Além das redes sociais, ainda é possível divulgar seu trabalho por meio do WhatsApp Corporativo (ou Business). A partir dele, os empreendedores podem estabelecer um contato mais direto e profissional com seus clientes.

Essa funcionalidade permite que você divulgue seu trabalho e deixe informações importantes sobre a sua empresa, tais como localização e horário de funcionamento.

2. Aproveite as funcionalidades do Google

A rede social do buscador — Google Plus — não existe mais. Porém, nessa gigante da internet, há diversas formas de divulgar o seu negócio. A seguir, veja as possibilidades.

Google Meu Negócio

Trata-se de uma espécie de lista telefônica dos dias atuais. Isso porque as pessoas buscam o endereço ou o telefone de uma empresa no Google, que reúne diversas informações de diferentes negócios.

Google Ads

Sabe quando você pesquisa algo nos buscadores e algumas opções sempre aparecem nas primeiras posições? Elas não estão ali à toa. A isso se dá o nome de tráfego pago. Usar estratégia para divulgar seu trabalho na internet fará com que você segmente melhor seu público e ainda medirá o seu alcance.

Otimização do seu site/blog

Se você tem um site ou blog para divulgar seus serviços de instalador hidráulico, vai gostar de saber que existem meios de torná-lo mais visível para o Google. Isso é possível por meio do SERP (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Para entender melhor sobre o assunto, há vários artigos na web que podem ajudá-lo.

3. Desenvolva um site próprio

Além de atuar nas redes sociais, é importante ter um site só seu. Nele, você poderá divulgar seu trabalho na internet e explicá-lo por meio de textos, vídeos e fotos. Dedique um tempo ao seu site ou deixe-o sob os cuidados de alguém com experiência. Isso porque, quanto mais completa for a página, mais o cliente confiará em seu serviço.

Obviamente, para criar algo desse tipo, é necessário conhecimento na área. Existem empresas especializadas nesse serviço que podem fazer o site para você. Vale a pena investir, afinal, muitas pessoas buscam por certos serviços em pesquisas na internet. Nessas buscas, o seu site poderá aparecer e atrair clientes interessados.

Se você ainda criar um blog atrelado ao site com assuntos sobre a sua área, poderá atrair ainda mais pessoas para seu negócio.

4. Conheça seu cliente

Assim que souber o que você deseja, identifique seu público. Você é um instalador hidráulico particular ou de empresa? Quem você quer atrair nas redes sociais? A fim de responder a essas perguntas do modo mais correto possível, é preciso ter um público-alvo.

Para fazer isso da melhor maneira, crie uma pessoa fictícia, que será montada com base em informações verdadeiras dos clientes.

Por exemplo: você instalará uma válvula de descarga na casa da Ana, de 34 anos, que mora sozinha e não entende muito sobre hidráulica residencial. Como você pode ajudá-la nessa instalação? O que pode ser explicado a ela a respeito da manutenção dessa válvula de descarga? Pense nisso!

5. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma grande arma de divulgação do seu trabalho para uma lista de contatos (chamados de leads). Por meio dele, é possível manter o público engajado após o primeiro momento de interesse — o primeiro acesso ao seu site ou outra forma de visualização do seu trabalho. Além disso, se for bem planejado, garante uma comunicação direta e objetiva para:

  • manter um relacionamento com seus clientes;
  • divulgar seus serviços e produtos;
  • nutrir e engajar os clientes;
  • promover conteúdos;
  • vender mais.

Uma dica é personalizar o seu e-mail com várias imagens e informações relevantes para quem compuser sua lista. Com isso, você manterá esse contato por mais tempo, evitando que seu conteúdo vá para a caixa de spam do lead.

6. Crie anúncios objetivos

No Facebook, como também nas principais redes sociais do mundo, é possível criar uma página, também conhecida como fanpage, em vez do perfil pessoal. A partir dela, pode-se desenvolver anúncios pagos.

Na aba ”pessoas”, há a possibilidade de saber quem acompanha sua página, com separações por faixa etária, região e interesses em comum. Com esses dados, as publicações se tornam mais certeiras, atingindo os consumidores de maneira estratégica.

7. Faça banners com endereços virtuais

Quem mora em casa térrea, ainda pode usar uma velha prática que vem funcionando bem há muito tempo: colocar um banner no portão divulgando o seu serviço de instalador hidráulico. Com isso, quem passar em frente ao local saberá que ali mora um profissional especializado que pode, por exemplo, ajudar em uma emergência hidráulica.

Contudo, evite fazer isso de modo desleixado. Isso porque, se a propaganda é a alma do negócio, é importante divulgar seu trabalho de forma mais profissional. Assim, tente fazer o seu banner em uma gráfica de qualidade. Lembre-se: um cartaz mal feito apenas prejudicará a imagem do seu trabalho.

Para que o banner seja mais funcional, coloque todos os seus contatos nele: WhatsApp, redes sociais e seu site.

8. Ouça seus clientes

Para conhecer melhor o seu público-alvo, é fundamental ouvir o que ele tem a dizer. Se você costuma prestar serviços hidráulicos — como instalar um pressurizador, — a indivíduos que não entendem muito do assunto, sabe que isso é bem diferente de prestar o mesmo trabalho para empresas especializadas, certo?

A fim de agir da maneira correta, é fundamental entender como seu cliente pensa e quais dúvidas devem ser sanadas. Ademais, diferenciar o perfil pessoal do profissional é uma ação muito importante, assim como dividir a organização financeira da empresa e a particular.

Além disso, é essencial ficar atento a outros canais:

  • material impresso, sob a forma de panfletos entregues diretamente para pessoas em vias de maior circulação;
  • participação em cursos, a fim de ter maior visibilidade entre clientes e colegas de profissão;
  • cartões de visita;
  • presença em eventos;

Por fim, destaca-se que, de forma geral, o bom e velho boca a boca pode tanto elevar uma marca quanto destruí-la. Por isso, é importante investir em bons relacionamentos com os clientes, seja virtual ou pessoalmente.

Então, conseguiu respostas para a pergunta: “como divulgar meu trabalho na internet?”. Se quiser receber outros conteúdos em primeira mão, via e-mail, assine nossa newsletter!

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