Hidráulica

Passo a passo: aprenda agora como desentupir caixa de gordura

maio 17, 2019
Tempo de leitura 3 min



Fundamental em qualquer tipo de residência, a caixa de gordura tem a função de reter impurezas lançadas na pia de cozinha, evitando que cheguem ao esgoto. Isso porque o óleo de cozinha pode causar entupimentos e sérios danos à rede, sem contar os problemas causados ao meio ambiente.

Para funcionar corretamente, no entanto, ela precisa de manutenção periódica. Caso contrário, será necessário desentupir caixa de gordura. Afinal, você sabe como fazer isso? É o que veremos neste artigo! Continue lendo para conferir.

Como a caixa de gordura funciona

Por mais que você já tenha uma visão consciente e sustentável e não jogue o óleo de cozinha no ralo, o pouco que estiver presente na louça e nas panelas acaba indo pela tubulação. O mesmo costuma acontecer com aquele resto de comida que se separa da louça durante a lavagem.

Por isso, a caixa de gordura (que pode ser de PVC ou de cimento) costuma ficar localizada logo abaixo da pia da cozinha e, como dissemos, tem a função de reter óleos antes que cheguem à rede de esgoto.

O ideal é que a sua limpeza seja feita de seis em seis meses, para evitar que fique entupida. Quando isso acontece, a água da pia acaba não indo mais para o ralo, e o resultado pode ser um vazamento pela cozinha.

Como desentupir caixa de gordura

Se, por algum descuido, você deixou a caixa entupir, não se desespere. É possível fazer a sua limpeza seguindo algumas dicas básicas:

  • use água quente e detergente neutro — essa mistura pode diluir parte da gordura acumulada, facilitando o processo de limpeza da caixa. Inclusive, isso é recomendado mesmo quando você for fazer a limpeza periódica;
  • use luvas — quando for abrir a caixa de gordura, procure usar luvas de borracha que cubram a sua mão e antebraço. Afinal, será necessário fazer esse trabalho manualmente;
  • retire a gordura — com a caixa aberta, use uma pá, peneira, garrafa PET cortada ou qualquer outro utensílio que permita o recolhimento do material de dentro da caixa de gordura;
  • descarte corretamente — todo esse material coletado deve ser colocado dentro de um saco plástico e destinado para a coleta de lixo orgânico.

Com fazer uma limpeza final

Uma vez limpa a caixa, é recomendável usar uma solução de bicarbonato de sódio, água quente e vinagre para que todo o resíduo final e seja limpo da tubulação, evitando novos entupimentos.

Coloque uma colher de bicarbonato de sódio e dois copos de água quente no ralo da pia. Após cerca de 15 minutos, despeje mais um copo de vinagre no ralo. Imediatamente haverá uma reação química, que é o processo de efervescência do bicarbonato. Em seguida, despeje mais dois copos grandes de água fervente no ralo e pronto!

Por fim, para ter certeza que a limpeza foi concluída, ligue a torneira e verifique se a água está fluindo normalmente. Se isso não ocorrer, é sinal de que a tubulação foi afetada, e será necessária ajuda profissional para que ela seja desentupida.

Como você pode perceber, a caixa de gordura tem um papel fundamental nas residências, e merece atenção especial justamente por toda a sua importância. Para evitar que ela atinja o seu limite, faça sempre a limpeza periódica! Assim, você não terá problemas maiores.

E aí, já precisou desentupir caixa de gordura alguma vez? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para nós nos comentários! Queremos saber como foi a sua experiência.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up