Saiba quais são os cuidados para instalar uma torneira sensorizada!

A torneira sensorizada representa hoje o que há de mais moderno em acessórios de cozinhas e banheiros. Elas são usadas tanto em residências quanto em locais públicos que buscam soluções de economia hídrica — afinal, essa torneira é responsável por uma grande redução no consumo de água.

No entanto, o destaque desse tipo de torneira é não precisar tocá-la com as mãos, evitando a contaminação tão temida atualmente. Não é à toa que muitos locais públicos já a utilizam. Além disso, ela contribui com uma grande causa: a sustentabilidade de nosso planeta.

Neste post, você vai saber mais sobre a torneira com sensor, suas vantagens, assim como alguns cuidados que devemos observar ao instalar esse tipo de item. Continue conosco e confira!

Quais os tipos de torneiras sensorizadas?

Existem dois tipos básicos de torneiras sensorizadas: as de sensor por aproximação e as por toque. Ambas são econômicas, no entanto, as que apresentam sensor de aproximação, diante da pandemia do coronavírus, são as mais indicadas, especialmente, em locais públicos.

Como funciona a torneira com sensor?

A torneira sensorizada funciona sem o uso das mãos, ou seja, ao aproximar as mãos o sensor é acionado automaticamente.

O acionamento básico de uma torneira com sensor tem por função controlar o pistão. Quando este se mantém em repouso, ele bloqueia o fluxo de água, mas quando acionado por uma carga, a válvula solenóide engata e retira o pistão do caminho, dando passagem para que a água flua normalmente. Ao final da carga, a passagem da água é obstruída novamente.

Quais as vantagens da torneira sensorizada?

Ao optar por torneiras sensorizadas, seja para um local público, seja para um ambiente privado, as vantagens são as mesmas. Veja!

Garante economia

A torneira sensorizada garante mais controle no consumo de água. Diante disso, não é difícil concluir que a economia em locais que utilizam essa torneira é bem maior quando comparamos com os lugares que usam torneiras comuns.

Colabora com a decoração

As torneiras sensorizadas contam com um design bem moderno e elegante, tornando qualquer ambiente bonito e bem decorado. Existem torneiras lindas para diversos tipos de décor.

Assegura praticidade

Alguns modelos dessa torneira funcionam com pilhas em caso de falta de energia elétrica. Além disso, por não ser acionada sempre que usada como os demais tipos, sua durabilidade é superior — algumas marcas disponibilizam um certificado de garantia de cinco anos.

Contribui com a sustentabilidade

Não é preciso dizer que o planeta pede socorro e que, de acordo com muitas previsões, as gerações futuras terão problemas quanto ao abastecimento de água. Sendo assim, poupar esse recurso natural se torna cada vez mais importante.

Quais as etapas para instalar a torneira de sensor?

Para instalar a torneira sensorizada você deve seguir as recomendações de cada fabricante que, geralmente, envia um manual de instrução junto ao produto. Vale lembrar que é necessário visualizar uma planta do local para não perfurar nenhum tubo.

No geral, há algumas etapas básicas para a instalação, veja:

  • antes de começar desligue o registro de água do local;
  • rosqueie na parte de baixo da bica o tubo e o parafuso;
  • passe o fio pelo orifício do tampo da pia. Fique atento para que os fios passem por dentro da guarnição e pelo furo do tampo da pia. Em seguida, posicione a torneira;
  • nessa etapa, passe a arruela pelo parafuso prisioneiro (conforme o manual do fabricante);
  • com o auxílio de uma ferramenta, fixe a porca no parafuso prisioneiro e certifique-se de que o sensor fique no local indicado pelo manual;
  • posicione a válvula solenóide ao ponto de água e rosqueie. Aqui, tome cuidado para não danificar os fios do sensor;
  • fixe a fonte com fita dupla face ou com parafusos. Não conecte os fios antes de ter a certeza de que não existe nenhum objeto com uma distância menor que 7 cm do sensor;
  • por fim, antes de utilizar a torneira, ligue o registro de água.

Como você viu, a torneira sensorizada é muito mais prática, econômica e sustentável.

Se você gostou do post e quer conhecer também outros tipos de torneiras, confira o conteúdo sobre torneiras automáticas!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.