Passo a passo: saiba como instalar uma torneira automática

Quando o assunto é economia, a torneira automática é uma das estrelas da sustentabilidade. Afinal, economizar água passou a ser um dos objetivos principais do planeta e uma exigência da sociedade. As pessoas estão contribuindo cada vez mais com essa ideia que, para muitos, hoje é uma regra.

As empresas, por sua vez, já entenderam a importância do assunto, e essa torneira já é presença garantida em imóveis comerciais. Em residências, a adesão está mais lenta, mas, ainda assim, as pessoas estão optando por ela.

O modelo faz com que a água não seja desperdiçada, parando seu fluxo automaticamente, segundos após o seu acionamento. De fato, é uma forma simples de economizar água.

Quer saber mais? Confira, então, neste texto como funciona uma torneira automática e um passo a passo para instalá-la!

O que é uma torneira automática?

Como o próprio nome diz, é um tipo de torneira que funciona automaticamente. Seu fluxo de água cessa após alguns segundos, visto que conta com um mecanismo interno que se fecha. Para que ela volte a liberar água, o usuário deve acioná-la novamente.

Vale lembrar que o objetivo principal desse item é economizar água, evitando o desperdício que ocorre com torneiras comuns, quando são mantidas por muito tempo abertas pelos usuários.

Seu uso acontece mais comumente em locais públicos, uma vez que, com a torneira automática, o usuário não desperdiça tanta água — dessa forma, é mais fácil controlar e evitar os excessos.

Quais os tipos mais comuns de torneiras?

Conheça os tipos e as diferenças entre as torneiras disponíveis no mercado. Veja:

  • torneira de pressão: abre com o acionamento manual, mas o fechamento é automático após alguns segundos liberando água. No entanto, esse tempo pode variar de acordo com a pressão de água do local. Seu principal objetivo é a economia de água;
  • torneira com sensor: conta com dispositivos acionados sem o contato manual. Com a aproximação das mãos, é acionado o fluxo de água. Funciona por energia elétrica ou à bateria. Trata-se de um sistema muito utilizado em ambientes públicos por evitar a contaminação cruzada;
  • torneira elétrica: esse modelo, que funciona por eletricidade, garante o aquecimento da água e seu acionamento é manual.

Passo a passo para instalar torneira automática

Agora, confira como instalar essa torneira:

  1. feche o registro do local onde a torneira será instalada;
  2. separe todas as peças do produto e as espalhe no chão;
  3. tape o ralo da pia para que nada seja perdido;
  4. retire a porca de fixação da torneira;
  5. instale a torneira com a estrutura de acabamento no orifício do lavatório;
  6. se o usuário quiser utilizar o regulador do fluxo de água, ele deverá ser instalado na base da torneira, antes de fixá-la na bancada ou na parede;
  7. após isso, recoloque a guarnição e a porca para fixá-la. No caso de torneiras de parede, o correto é colocá-las diretamente na saída de água com fita veda rosca;
  8. alinhe a torneira e aperte bem, assegurando que ela não se mova.
  9. por fim, instale o flexível (vendido à parte), que liga a torneira à saída de água da parede.

Vale ressaltar que existem modelos que devem ser instalados diretamente na parede, nesse caso não há necessidade de usar o flexível.

Como você conferiu neste artigo, comprar uma torneira automática pode reduzir significativamente o consumo de água. Adote essa ideia prática e colabore com a sustentabilidade do planeta.

Gostou deste post? O que acha, então, de curtir nossa página no Facebook? Assim, você terá acesso aos nossos novos conteúdos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.