Torneira de bancada e de parede: qual a melhor opção para mim?

Fazer uma obra ou reforma na cozinha requer muitas escolhas, entre elas, o tipo de torneira que mais se adapta às suas exigências. Afinal, a bancada da pia é muito usada, e acertar nesse item é essencial para que esse espaço da casa fique perfeito e funcional, concorda?

Dito isso, é de fundamental importância que você conheça, pelo menos, dois modelos de torneira, que podem ser: a torneira de bancada (instalada diretamente na bancada da pia) ou a de parede (instalada na tubulação da parede).

No entanto, isso também tem a ver com o tipo de hidráulica da sua cozinha. O essencial é entender que não há certo ou errado, e sim a alternativa que mais se encaixa na composição do seu projeto.

Então, vamos saber mais sobre essas duas opções? Continue conosco e confira!

Quais são os tipos de torneiras existentes no mercado?

Esse assunto é bem abrangente, pois existem diversos modelos de torneira. Podemos citar, por exemplo:

  • torneira com temporizador;
  • misturadores monocomando;
  • misturadores duplo comando;
  • torneira automática com sensor;
  • torneira com termostato;
  • torneira misturador monobloco.

Quais as diferenças entre a torneira de parede e a torneira de bancada?

A principal diferença entre essas duas torneiras é a localização. Uma fica fixada diretamente no ponto de água que sai da parede. A outra é fixada na bancada, que conta com tubulações ou mangueiras que se ligam à saída de água da parede. Mas vamos a outras considerações?

Manutenção

Quando se fala em manutenção, a torneira de parede sai em vantagem, visto que conta com a benesse de não encharcar muito a pia, garantindo que sua base se mantenha mais limpa. Isso já não acontece com a torneira de bancada, que molha muito mais.

No entanto, tanto uma quanto a outra contam com tubos que são os responsáveis pela saída de água, fazendo com que ela chegue às torneiras. A principal diferença é que a torneira de bancada conta com mangueiras externas — inclusive, isso pode ser um inconveniente, pois há um local a mais para apresentar possíveis vazamentos.

Instalação

Quanto à instalação, as duas se equiparam, a não ser no caso de uma torneira de parede instalada em um espelho, o que requer um recorte prévio, podendo tornar o trabalho um pouco mais complexo. No entanto, sua manutenção é mais simples que a de bancada.

Como substituir a torneira de bancada pela de parede?

Se os pontos de tubulação já estiverem na posição mais baixa, a instalação requer que seja quebrada a parede para subir os tubos até o local conveniente. Se for preciso manter o revestimento que já existia no local, mas isso não for possível, o ideal é cobrir pelo revestimento da rodabanca — bastando que ele seja mais alto, até o nível da torneira.

Como você conferiu neste conteúdo, optar por uma torneira de bancada ou por uma de parede depende do projeto de sua reforma ou obra. Existem modelos belíssimos de torneiras que só contribuirão para deixar sua cozinha mais sofisticada, moderna e bem decorada.

Gostou deste post e está cogitando instalar uma nova torneira em sua casa? Então, o que acha de conhecer os produtos que oferecemos aos nossos clientes? Para isso, basta conferir nosso site!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.