Saiba quais são os principais tipos de barras de apoio

Uma grande preocupação para quem convive com idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção são as possíveis quedas. Nesses casos, o banheiro precisa ser pensado com cuidado e contar com alguns tipos de barras de apoio.

Essas peças são essenciais para garantir a segurança e aumentar a autonomia. Quer conhecer os principais modelos e os parâmetros para que estejam dentro das normas? Confira a seguir!

Quais são os tipos de barras de apoio?

A norma técnica NBR 9050 define os parâmetros que devem ser seguidos na adaptação de espaços para garantir segurança, conforto e mobilidade. A principal função das barras é tornar as tarefas do dia a dia possíveis sem a necessidade do auxílio de outras pessoas.

Confira os principais tipos.

Barra reta

barra reta pode ser usada em diversos projetos por proporcionar mobilidade e segurança.

Barra angular

É uma barra dobrada em um ângulo usada em banheiras, box ou ao lado da pia. O ângulo dá segurança na pegada, permitindo que o usuário possa se banhar sem o risco de escorregar na área molhada.

Barra de parede a piso

Fornece um apoio que vai da parede ao chão, garantindo estabilidade. Pode ser usada ao lado do vaso sanitário, dando autonomia para o usuário se assentar e levantar sem ajuda.

Barra em L

Por apresentar o formato em L, permite maior locomoção horizontal e vertical. Pode ser instalada principalmente no box, abaixo do registro do chuveiro.

Formato de U

As barras em formato de U estão disponíveis em dois modelos: pequena e grande. São utilizadas ao lado ou contornando o lavatório.

Barras laterais articulares

Também chamadas de flip-up e flip-down, são articuladas e podem ser recolhidas quando não estão em uso. Ficam ao lado do vaso sanitário.

Barras Lateral Fixa

É a versão fixa da barra articulável e tem a mesma função para uso. Ela apenas não faz o movimento flip-up e flip-down.

Como é a instalação?

É preciso que as barras tenham de 30 a 45 mm de diâmetro, suportem 150 kg e resistam à corrosão. Ao fixá-las, é necessário respeitar uma distância mínima de 40 mm da parede (intervalo entre a parede e o lado interno da barra).

A instalação precisa ser feita por um profissional capacitado e seguir fielmente o projeto. Isso porque, quando fixadas em locais diferentes do previsto, as barras não cumprem suas funções e podem danificar o sistema hidráulico.

As paredes que receberão as barras precisam suportar o peso e a força exercida para que o usuário possa se locomover.

OBS: elas não podem ser fixadas em drywall simples ou em paredes de divisórias. Os parafusos usados devem conter proteção contra ferrugem.

Existem barras em que a fixação é feita somente no piso ou misto (piso parede) para solução desses casos — ou mesmo quando na execução das paredes seja feito reforço por um profissional habilitado, no local onde serão instaladas as barras.

As barras servem para todos?

Segundo a norma NBR 9050, sim. Todos os banheiros de uso comum devem ter, na proporção mínima, de 5% das unidades sanitárias ou no mínimo 01 (uma), o que for menor, adaptadas para permitir acessibilidade.

A instalação de barras em escolas, clubes, shoppings e restaurantes segue os padrões do desenho universal segundo a Norma 9050/2015 para atender a todos. Dessa forma, qualquer pessoa será atendida, independentemente da idade, estatura, peso ou condição física.

Para o uso residencial há uma flexibilidade. Existem diferentes tipos de barras de apoio em lares, sendo possível fazer um projeto específico para cada necessidade. Afinal, o serviço será direcionado e personalizado para cada usuário específico e levará em conta todas as suas características físicas e necessidades.

E lembramos que a maioria esmagadora dos acidentes com pessoas sem mobilidade ou mobilidade reduzida (PNE, idosos, obesos, acidentados, operados, grávidas, todos que tenham seus movimentos limitados) acontece nos banheiros e cozinhas, sejam residenciais ou públicos.

As medidas permitem acessibilidade com autonomia e segurança. Para que o projeto cumpra com sua função, é importante escolher materiais que respeitem as diretrizes. Na Casa Mimosa você encontra diferentes tipos de barras de apoio em conformidade com a legislação para garantir conforto e tranquilidade. Confira as opções disponíveis!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.