Aprenda como instalar vaso sanitário na sua casa

Quando falamos de louça para banheiro, o vaso sanitário requer uma atenção especial, pois no mercado existem algumas variações que envolvem o uso e o sistema hidráulico instalado na residência. O banheiro precisa estar preparado para receber o vaso mais adequado.

Atualmente, encontramos três tipos de vaso sanitário no mercado, que são: vaso com caixa acoplada; o tipo convencional (com válvula de descarga) e o vaso sanitário com sistema a vácuo — Todos os modelos têm diferenciais, ideiais para quem se preocupa com a sustentabilidade do planeta.

Com o intuito de ajudar nossos leitores na instalação do vaso sanitário, preparamos este artigo para você. Começaremos abordando os principais tipos de vasos sanitários para residência e, em seguida, daremos um passo a passo de como fazer isso corretamente. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de vasos sanitários?

Tão importante quanto saber como instalar o vaso sanitário é conhecer os vários tipos existentes no mercado. De forma geral, temos três principais tipos: com válvula de descarga, com caixa acoplada e com sistema a vácuo. Confira o funcionamento de cada um!

Com válvula de descarga

Esse tipo de vaso sanitário é o mais popular. Sua válvula de descarga é instalada separadamente da bacia sanitária, sendo o que ocupa menos espaço no ambiente, pois o sistema de descarga é instalado na parede junto à tubulação hidráulica.

Na instalação, o ideal é contratar um instalador hidráulico, será necessário embutir na parede o sistema de descarga, o que acaba tornando sua instalação mais complexa.

Em tipos como esse, com válvula de descarga na parede, a água sai com mais pressão e mais volume para eliminar os dejetos. Logo, há um grande vazão de água, sendo que cada descarga libera um volume de 12 litros.

Com caixa acoplada

O tipo de vaso com caixa acoplada conta com designs mais modernos e com valores diferentes comparados da louça sanitária convencional. No entanto, é mais sustentável, por gastar bem menos água.

Conta com duplo acionamento que o usuário pode escolher. No caso de líquidos libera 3 litros, e para dejetos sólidos, 6 litros. Esse acionamento duplo garante uma economia de cerca de 60% de água. Outra vantagem tem a ver com sua manutenção mais simples, pelo fato de a caixa estar fora da parede.

Com sistema a vácuo

O tipo com sistema a vácuo é o que mais economiza água. Libera apenas 1,2 litro de água, quantidade suficiente para limpar a bacia. Esse sistema sob pressão aspira os líquidos e dejetos e os dispensa no esgoto.

A instalação desse tipo de vaso sanitário é mais cara, visto que exige uma mão-de-obra qualificada, assim como um sistema hidráulico diferenciado que suporte a pressão no momento da descarga. A bacia sanitária com sistema a vácuo é mais cara que as versões anteriores.

Com sistema de triturador

É um vaso sanitário com triturador embutido. Este sistema de trituração escondido dentro do vaso sanitário, inclui conexão com o lavatório, assento e acessórios de instalação. O sistema de dupla descarga (1,8L/3L) permite economizar até 70% da água.

Poderá ser instalado em qualquer lugar, longe da canalização principal e mesmo sem evacuação gravitacional. Ideal para transformar o quarto e uma suíte.

Como escolher o vaso sanitário?

Agora que você já conhece os tipos de vaso sanitário mais comuns no mercado, você precisa determinar qual deles é o mais indicado para o seu projeto de banheiro. Veja o que considerar!

Combine o vaso sanitário com a decoração

O uso do vaso sanitário não se limita a sua funcionalidade, deve ser escolhido de acordo com o estilo, design e cores do banheiro, garantindo harmonia com os outros elementos da decoração. Isso quer dizer que devemos considerar o equilíbrio com os demais itens, como cuba, revestimento, acessórios, toalheiro, banheira, gabinete, entre outros.

Confira as dimensões do vaso sanitário

Na hora de escolher o tipo de vaso sanitário, leve em conta o tamanho da peça, visto que deve caber no espaço disponível. Por isso, é essencial que se confira a largura, a profundidade e a altura do vaso sanitário antes de qualquer compra.

Escolha a qualidade acima de tudo

Quando fizer sua opção não se esqueça da qualidade, que deve vir em primeiro lugar. Para isso, dê preferência aos melhores fabricantes e lojas experientes e bem-vistas no mercado. Após escolher a marca, verifique as características do produto, como conforto, durabilidade, acabamento e certificações.

Tenha cuidado com as questões técnicas

Só decida por um produto após ter feito uma boa análise técnica, principalmente, sobre a instalação hidráulica. Qualquer dúvida que houver em relação à hidráulica, a melhor coisa a fazer é buscar a ajuda de um profissional de hidráulica que saberá dar orientações nessa questão.

Verifique se o vaso sanitário vendido com assento

Antes de fechar o negócio, lembre-se de verificar se o vaso sanitário escolhido é vendido com assento. Isso porque, caso não venha, você deverá pesquisar opções de assentos para a marca e modelo da peça.

Como instalar o vaso sanitário de forma correta?

Escolha o vaso adequado

Cada sanitário apresenta propriedades e modo de funcionamento distintos, adequados para cada tipo de uso. Consulte nossos vendedores e pergunte quais são os mais indicados para cada caso. De maneira geral, o sanitário com caixa acoplada e com válvula de descarga são os mais comuns e usados para residências.

Faça as marcações

É necessário fazer as marcações no espaço para instalar o vaso sanitário. Em geral, você deve marcar o ponto de água e o ponto de esgoto, além dos pontos de fixação. Normalmente, a fixação é feita no chão, mas há opções em que isso ocorre de forma lateral.

Fure o chão e a parede

Após fazer as marcações, é importante fazer os furos, tanto na parede, para que o vaso sanitário receba a água, quanto no chão, para que os dejetos sejam encaminhados de forma adequada à rede de esgoto.

Prepare o tubo e use as peças de vedação

Após fazer os furos, é necessário preparar o tubo para receber água para o vaso sanitário, além de utilizar peças de vedação para impedir que vazamentos ocorram no vaso. No caso da caixa acoplada, é importante deixar uma distância de no mínimo 29,5 cm do centro do cotovelo até a parede. Em vez de tubo de ligação, utilizadas nas caixas convencionais, os sanitários de caixa acoplada exigem tubos flexíveis.

Além disso, deve-se colocar o anel de vedação ao final do processo, seja na caixa acoplada, seja na caixa convencional.

Utilize as ferramentas corretas para instalar o vaso sanitário

Tão importante quanto seguir o passo a passo atentamente é usar as ferramentas corretas para realizar o procedimento. Dessa forma, monte uma caixa de ferramentas adequada para instalar o sanitário na sua casa!

Conforme falamos ao longo deste texto, a louça sanitária é um elemento fundamental para o conforto e qualidade de vida de sua casa. Por isso, conhecer os tipos de vaso sanitário e saber qual o ideal para sua residência será fundamental para que não ocorram problemas com a tubulação.

Gostou deste post? Agora que você já conhece os tipos de vaso sanitário e como instalá-los, deixe seu comentário sobre o tema. Vamos gostar muito de saber sua opinião!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.