Acabamentos

Aprenda como instalar vaso sanitário na sua casa

janeiro 19, 2019
Tempo de leitura 3 min

O vaso sanitário, desde quando foi criado, aliado a todo o sistema de esgotamento sanitário, representou um grande avanço na sociedade moderna. Este equipamento permitiu o melhor direcionamento dos dejetos humanos, o que contribuiu para melhorar a saúde e qualidade de vida de toda a população.

Por conta disso, é importante que todos saibam como instalar o vaso sanitário em casa de maneira correta, sendo instalador hidráulico ou não.

Com o intuito de explicar melhor essa questão, preparamos este artigo para você. Iniciaremos abordando os principais tipos de vasos sanitários para residência e, em seguida, daremos um passo a passo de como fazer isso corretamente. Acompanhe!

Confira os principais tipos de vasos sanitários

Tão importante quanto saber como instalar o vaso sanitário é conhecer os vários tipos existentes no mercado. De forma geral, temos três principais tipos: com válvula de descarga, com caixa acoplada e com sistema a vácuo.

O primeiro é ainda o mais popular, consome um pouco mais de água, mas é uma opção que costuma ser bastante eficiente para o uso. Já o sanitário com caixa acoplado é mais moderno, custa um pouco mais que o com válvula de descarga, porém é uma opção que alia design e economia de água, além de não exigir tubulações com grandes diâmetros para seu ponto de água, o que torna a sua viabilização mais econômica. Por fim, o sanitário com sistema a vácuo é o que mais economiza água, mas também é um dos mais caros.

Veja como instalar o vaso sanitário de forma correta

Escolha o vaso adequado

Cada sanitário apresenta propriedades distintas e modo de funcionamento diferentes, adequados para cada tipo de uso. Consulte nossos vendedores e pergunte quais são os mais indicados para cada caso. De maneira geral, o sanitário com caixa acoplada e com válvula de descarga são os mais comuns e usados para residências.

Faça as marcações

É necessário fazer as marcações no espaço para instalar o vaso sanitário. Em geral, você deve marcar o ponto de água e o ponto de esgoto, além dos pontos de fixação. Normalmente, a fixação é feita no chão, mas há opções em que isso ocorre de forma lateral.

Fure o chão e a parede

Após fazer as marcações, é importante fazer os furos, tanto na parede, para que o vaso sanitário recebe a água, quanto no chão, para que os dejetos sejam encaminhados de forma adequada à rede de esgoto.

Prepare o tubo e use as peças de vedação

Após fazer os furos, é necessário preparar o tubo para receber água para o vaso sanitário, além de utilizar peças de vedação para impedir que vazamentos ocorram no vaso. No caso da caixa acoplada, é importante deixar uma distância de no mínimo 29,5 cm do centro do cotovelo até a parede. Em vez de tubo de ligação, utilizadas nas caixas convencionais, os sanitários de caixa acoplada exigem tubos flexíveis.

Além disso, deve-se colocar o anel de vedação ao final do processo, seja na caixa acoplada, seja na caixa convencional.

Utilize as ferramentas corretas para instalar o vaso sanitário

Tão importante quanto seguir o passo a passo atentamente é usar as ferramentas corretas e adequadas para realizar o procedimento. Dessa forma, monte uma caixa de ferramentas adequada para instalar o sanitário na sua casa!

Sendo assim, conforme falamos ao longo deste texto, o vaso sanitário é um elemento fundamental para o conforto e qualidade de vida da sua casa. Instalar vaso sanitário, portanto, é uma excelente medida a ser tomada para aumentar a segurança dos usuários ao evitar acidentes, além de aumentar a qualidade do seu uso.

Gostou do texto? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também leiam sobre o assunto?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up