Por que usar ralo linear na minha casa? Confira 5 vantagens!

Nada como ter em nossa casa um escoamento eficiente, no qual a água é liberada pelo ralo de forma bem rápida, não é mesmo? No entanto, muitas vezes esse detalhe não é valorizado no início da construção, o que pode acarretar alguns transtornos.

Na verdade, é muito importante escolhermos o ralo mais adequado para cada área da casa. O ralo linear tem sido uma excelente opção, uma vez que garante um sistema eficaz de escoamento e, ao mesmo tempo, agrega beleza e sofisticação aos ambientes onde é instalado.

O item apresenta uma tampa que pode ser customizada, garantindo mais personalidade à decoração. Além disso, ele se integra ao piso e torna-se oculto, visto que a água escoa por suas frestas bem estreitas.

Neste post, vamos saber o que é ralo linear e as suas principais vantagens. Continue conosco e confira!

O que é ralo linear?

Trata-se de um ralo, com a finalidade de escoar a água, composto, basicamente, por uma tampa (grelha) e uma calha de escoamento. Essa tampa, na maioria das obras, é revestida pelo piso do local, de forma a ficar imperceptível no ambiente.

O item é instalado junto às paredes do espaço, ligando-se à caixa sifonada e permitindo que a água passe pelas frestas. Tais aspectos são os responsáveis por uma melhor vazão de água, além de um design que o torna bem discreto. Confira, a seguir, suas principais vantagens!

1. Maior vazão da água

O ralo linear apresenta um sistema de escoamento com uma maior capacidade quando comparado aos outros modelos. Ainda, evita qualquer odor no ambiente. Sua tampa é de aço inox, que permite diminuir a evaporação da água presente na caixa sifonada.

Outra característica desse tipo de ralo é possuir uma grade retentora que impede que resíduos passem — um dos motivos que levam os demais modelos a entupirem e provocarem mau cheiro. Essa característica evita também a necessidade de constante manutenção da caixa sifonada.

O modelo é o mais indicado para áreas onde a lavagem é constante e o escoamento de um grande volume de água é primordial, como no entorno de piscinas e jardins.

2. Facilidade de limpeza

Pelo fato da base do ralo não conter vãos e reentrâncias e não acumular sujeira, sua limpeza fica bem mais simples e fácil. Dessa forma, o escoamento ganha também, ficando bem mais livre e permitindo a passagem de um maior volume de água. Para limpar a calha, é só remover a grelha, que sai facilmente.

3. Praticidade na instalação

O ralo linear é simples de ser instalado e foi idealizado para evitar desperdícios de piso. Sua instalação é rápida, reduzindo o custo da obra, já que é instalado a uma altura mínima de 20 mm, evitando qualquer corte na laje. Outra vantagem é que conta com a mesma altura média do contrapiso.

4. Segurança

Seu sistema, composto por calha de escoamento e grelha metálica, permite que a entrada de água pelas aberturas seja maior, favorecendo enormemente o escoamento. Isso evita também alguns dos principais problemas que ocorrem com os ralos convencionais: o acúmulo de água e o risco de entupimento.

5. Estética

O ralo linear não falta nos melhores projetos de decoradores, justamente por permitir que os ambientes ganhem um design diferenciado — além, é claro, de toda a funcionalidade que ele agrega aos espaços.

Como você conferiu neste artigo, o ralo linear pode ser o diferencial da sua obra, garantindo mais funcionalidade e um belo design aos espaços. Encontre esse e outros itens na Casa Mimosa!

Gostou deste post? Está precisando de algum item para sua obra? Faça-nos, então, uma visita e conheça nosso site!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.