Como instalar um ralo linear: saiba em 4 passos!

Em uma obra ou reforma, temos que fazer uma série de opções em relação a diversos itens a serem comprados para deixar nossa casa do jeitinho que queremos. Afinal, são tantos artigos que temos que ter o máximo de atenção para que nada fique de fora.

Um dos elementos que estão cada vez mais presentes nesse momento é o ralo linear — muito utilizado em banheiros.

Neste post, você vai saber como instalar um ralo linear. Afinal, apesar de ainda ser desconhecido por muitos, ele é bem útil e cada vez mais exigido em obras e reformas. Quer aprender? Continue a leitura e confira este conteúdo!

Entenda o que é um ralo linear

Trata-se de um ralo utilizado para o escoamento da água, que pode ser instalado em banheiros, sacadas, quintais, área de piscinas, entre outros espaços da residência. O seu principal diferencial é o estilo moderno, diferente dos ralos convencionais.

Ele é encontrado em variadas dimensões, como 90 cm ou 1,30 m de comprimento, tendo uma largura estreita. No entanto, alguns fabricantes já disponibilizam outros tamanhos que se encaixam nas mais variadas necessidades dos projetos. Além disso, podem ser cortados para se adaptarem ao local onde serão instalados.

Veja quais são as normas relativas aos ralos lineares

Apesar de não haver uma norma específica que regulamente o uso desse tipo de ralo no Brasil, a ABNT NBR 8160 — que trata sobre projetos relativos a instalações de esgoto sanitário — é utilizada para normatizar a aplicação desse ralo em banheiros.

Por isso, é obrigatório que o ralo linear instalado tenha uma interligação com a caixa sifonada, impedindo a entrada de gases provenientes do esgoto que provocam mau cheiro no ambiente.

Descubra as vantagens do ralo linear

Optar pelo ralo linear apresenta algumas vantagens importantes. Confira as principais:

  • garante maior segurança: ele não entorta e não quebra, como ocorre com os ralos convencionais;
  • melhor escoamento de água: a água escoa em maior volume e mais rápido;
  • estética: visualmente, trata-se de uma medida moderna. Além disso, é muito mais fácil de limpar. Com uma tampa, geralmente em aço inox de simples remoção, e uma base sem emendas, evita que resíduos se acumulem e fiquem difíceis de serem removidos. A grade que retém detritos evita entupimentos e mau cheiro da tubulação;
  • instalação mais rápida: no ralo comum, o assentador precisará calcular 4 ângulos de escoamento de água. No caso do ralo linear, terá que calcular apenas dois ângulos;
  • praticidade na limpeza.

Veja o passo a passo para instalar o ralo linear em um banheiro

  1. O pedreiro deverá cortar o contrapiso para encaixar ou acomodar o ralo linear;
  2. depois, ele ligará a caixa sifonada que já existe no box;
  3. deverá refazer o caimento de água para garantir o escoamento ideal;
  4. por fim, é só caprichar no acabamento do piso, tomando as devidas precauções para que a altura não ultrapasse o nível do ralo.

Confira o vídeo produzido pela Tigre, que exemplifica a instalação

Por fim, destacamos a importância de contratar uma mão de obra especializada, ou seja, um instalador hidráulico ou mesmo um pedreiro capacitado para o serviço. Como instalar um ralo linear tem algumas particularidades, apesar de não ser nada muito complexo, é preciso contar com um profissional experiente. Assim, o serviço será bem-feito, evitando o retrabalho.

Gostou deste post? Confira, então, os ralos lineares que o nosso site disponibiliza para os clientes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.