3 soluções práticas para ralo de chuveiro entupido!

Na cozinha, é bem comum problemas de obstruções na tubulação, e o principal responsável por isso é a gordura. No banheiro, a coisa muda um pouco de figura: o maior vilão é o acúmulo de cabelo, apesar de outros resíduos também contribuírem para o entupimento.

O fato é que ralo de chuveiro entupido é um problema que deve ser evitado, para que não se transforme em algo maior — principalmente, porque, diferentemente da gordura, o cabelo não se dissolve e fica bem mais complicado o desentupimento.

Diante disso, neste artigo, vamos dar dicas de como evitar e resolver essa questão de ralo de chuveiro entupido. Continue a leitura e confira!

Como evitar ralo de chuveiro entupido?

Antes de darmos algumas sugestões para resolver o problema, é importante saber como evitar o problema do ralo de chuveiro entupido. A prevenção é sempre a melhor medida, pois um entupimento pode ser, em alguns casos, algo bem complicado.

O que devemos ter em mente é que durante o banho, uma grande quantidade de cabelo se esvai pelo ralo, provocando um acúmulo grande com o passar do tempo. Sem contar que, muitas vezes, várias pessoas tomam banho em um mesmo banheiro e, por isso, o acúmulo pode ser bem maior.

O ideal é que se proceda com uma limpeza uma vez por semana. Para isso, basta remover a tampa do ralo e retirar o excesso de cabelos e resíduos acumulados. Observe que se a grelha do ralo não estiver segurando os cabelos e demais resíduos, será necessário adquirir um item com aberturas menores.

O ideal é adquirir um aparador de cabelo ou protetor para ralo, que evita que o problema se agrave. A função desse item é segurar os fios e evitar que eles se acumulem em um local do ralo em que seja impossível sua retirada — como depois de uma curva da tubulação.

Quais são as principais medidas para ralo de chuveiro entupido?

Apesar de a prevenção evitar que essa questão ganhe um vulto maior, algumas medidas quando o problema já se instalou podem resolver. Veja!

1. Desentupimento simples

Quando se observa a obstrução localizada dentro do ralo, o problema pode ser resolvido tirando o acúmulo de sujeira. Para isso, utiliza-se as mãos (protegidas com luvas), arames ou alicates. Se o entupimento for superficial, é possível resolver a questão rapidamente. Veja como fazer:

  • retire a tampa ou grelha do ralo;
  • ao observar o acúmulo de detritos, remova todos os resíduos acumulados com as mãos, devidamente protegidas com luvas;
  • se a sujeira estiver concentrada em um local de difícil acesso, conte com a ajuda de um arame flexível ou de um alicate de bico.

Como você viu neste conteúdo, algumas dicas podem solucionar o problema de ralo de chuveiro entupido. Entretanto, a busca pelo profissional capacitado, que é o instalador hidráulico, é sempre a melhor medida a ser tomada!

Gostou do post? Confira, então, outro conteúdo bem interessante que fala sobre os tipos de ralos encontrados no mercado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.