Algumas pessoas sofrem com a baixa pressão da água em suas residências, o que reduz a qualidade de algumas atividades diárias, como tomar um banho ou lavar as vasilhas. Por esse motivo, a busca por alternativas que resolvam esse tipo de problema é muito recorrente, o que torna bastante importante que você esteja muito bem informado para indicar o produto certo.
No entanto, boa parte da população ainda confunde os termos. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre bomba e pressurizador? Preparamos este conteúdo para esclarecer um pouco mais sobre o assunto e deixá-lo confiante para responder qualquer dúvida dos seus clientes. Então, continue a leitura e entenda mais.
O que são?
A bomba de água é um equipamento para realizar o transporte de água de um ponto para o outro — para tirar água de uma cisterna, por exemplo. Existem diversos modelos no mercado, como as submersas, centrífugas, periféricas, autoaspirantes etc. No entanto, de um modo geral, todos são usados para o mesmo objetivo.
Provavelmente, você já precisou colocar a ponta do dedão no bico de uma mangueira a fim de que o fluxo de água ficasse mais forte para conseguir lavar o carro ou a calçada, não é mesmo? De forma simples e resumida, essa é a função do pressurizador. Apesar de ser bastante parecido com a bomba, seu objetivo é outro: aumentar a pressão da água e, consequentemente, a vazão dos pontos de consumo. Este produto mantém pressão constante na rede, sempre que houver queda da pressão, é acionado e se desliga automaticamente quando a pressão for restabelecida.
Além disso, também existem diversos modelos de pressurizador, como o fluxostato, pressostato, caso você precise de ambos os mecanismos em um único produto. Modelo mais completo e com custo-benefício excelente.
Quais as diferenças entre eles?
Depois de entender o que são esses equipamentos, a diferença entre eles fica bem clara e simples de ser explicada, não é mesmo? Enquanto a bomba é utilizada para fazer a transferência de um fluido de um local para o outro, o pressurizador é usado para aumentar a pressão do ponto de consumo. Dessa forma, são utilizados para situações distintas.
O que considerar na hora de escolher?
Na hora de escolher qual equipamento é o mais adequado para cada situação, é muito importante compreender qual é o problema, consultar as lojas especializadas e profissional capacitado. Isso porque, em algumas situações, pode ser que seja necessário utilizar a combinação entre os dois itens. Além disso, é imprescindível que as instruções de uso sejam respeitadas para que ocorra um bom funcionamento de todo o sistema, seja de bombeamento ou pressurização de água.
Como foi possível observar, compreender a diferença entre bomba e pressurizador não é nenhum bicho de sete cabeças. Apesar de serem equipamentos bem parecidos, o que contribui para que algumas pessoas os confundam ou, até mesmo, achem que eles podem ser usados para os mesmos fins, têm características distintas e que não devem ser desconsideradas para que o cliente faça a escolha certa.
Agora você já sabe qual é a diferença entre bomba e pressurizador, mas se quiser ficar ainda mais por dentro do assunto, não deixe de conferir nosso outro conteúdo sobre bomba pressurizadora. Assim, você estará mais bem informado e ainda mais confiante para sanar todas as dúvidas sobre o tema.