Ducha higiênica x bidê: quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Ducha higiênica ou bidê? Qual é o seu item preferido no banheiro? Essa é uma questão que causa muitas dúvidas e controvérsias entre as pessoas. No entanto, devido aos espaços cada vez menores nesse ambiente da casa, a preferência, na maioria dos casos, tem sido pela ducha higiênica.

Apesar de estar em desuso em diversos projetos, o bidê ainda é comercializado, sendo encontrado com facilidade. O fato é que ele é essencial para certas pessoas — uma vez que garante uma higiene muito mais eficaz. Na verdade, o bidê é considerado mais confortável e ecológico, pois em vez de papel, uma toalha é suficiente.

Diante disso, neste texto, vamos abordar esse assunto que causa controvérsias entre os usuários. Continue conosco e confira tudo sobre essas duas opções!

Quais as principais diferenças entre ducha higiênica e bidê?

O fato é que o bidê necessita de pelo menos 20 centímetros a mais de espaço no banheiro. Ou seja, com projetos cada vez menores, fica difícil encontrar um local para essa louça importante para muitas pessoas — em especial, para as mulheres.

Lembrando que se trata de um item que só deve ser utilizado em locais residenciais, já que requer muita higiene quanto ao seu uso. É uma peça em que basta se sentar-se sobre ela e ligar a torneira, que a higienização é feita de forma simples e fácil.

Por outro lado, a ducha higiênica é uma alternativa mais utilizada, pois é prática e ideal para banheiros pequenos, que são cada vez mais frequentes nos projetos. Ela não ocupa espaço no banheiro e garante um visual mais moderno ao local.

Quais são os tipos de duchas higiênicas?

Com a retirada do bidê e sua substituição pela ducha higiênica, as casas e apartamentos ganharam espaço para tornar esse cômodo mais útil. Afinal, outros itens interessantes podem ser instalados para tornar o ambiente mais enxuto e funcional. Veja, a seguir, os principais tipos de duchas higiênicas!

Convencional

Dentre as duchas higiênicas, a convencional é a opção mais simples, porque só funciona com água fria. Conta com registro e gatilho, para acionar a saída de água. Sua maior vantagem é a instalação simples.

Elétrica

Esse tipo precisa de energia elétrica para funcionar, e garante mais conforto para o usuário. No mercado, encontramos modelos com regulagem de três níveis de temperatura, que torna o item ainda mais eficiente.

Misturador

Essa modalidade de ducha é para quem deseja optar por água fria ou mais quente. É possível mesclar água fria com a quente, tornando a temperatura da água de acordo com a sua preferência, contribuindo para evitar o gasto de energia.

Quais são os tipos de bidê?

Apesar de ocupar mais espaço no banheiro, ainda tem pessoas que não abrem mão desse item. Quanto aos tipos, ele se mantém do mesmo aspecto, com algumas alterações funcionais, como o jato de cima para baixo não existir mais. Agora, ele é direcionado de frente para trás, tornando o processo mais higiênico.

No entanto, como dissemos, o bidê, apesar de ser muito útil e ser a preferência de muitas pessoas, perde terreno devido aos banheiros que estão cada vez menores. Dessa forma, as duchas higiênicas ganham preferência, mas isso não quer dizer que o bidê sumiu, ele ainda é usado e ganhou novas configurações.

Apesar de ser mais caro, quando comparado às duchas higiênicas, é muito vendido para consumidores que contam com espaço em seus banheiros.

Como é a instalação dos itens?

Com a ajuda de um instalador hidráulico, é bem simples e rápida sua instalação — visto que já há em cada banheiro uma entrada e saída de água para esses itens essenciais nesse cômodo da casa.

Como você conferiu neste conteúdo, cada consumidor tem a sua preferência: ducha higiênica ou bidê. No entanto, é importante, além de escolher o seu preferido, optar por uma marca de qualidade, além de adquiri-los em locais com boa reputação no mercado.

Gostou deste post? Compartilhe, nas suas redes sociais e contribua com seus amigos para que também façam a escolha mais acertada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.