Construção, Hidráulica

CONHEÇA AS MELHORES PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA PREDIAL

setembro 30, 2021

Um sistema hidráulico sem manutenções frequentes pode gerar uma série de adversidades para qualquer edificação, seja industrial, comercial ou residencial. Por isso, promover uma manutenção hidráulica predial é fundamental para que qualquer problema seja diagnosticado a tempo e as soluções sejam mais simples.

Vale ressaltar que esse tipo de manutenção é essencial para o bom funcionamento da rede de esgoto e de abastecimento de um condomínio — que envolve as áreas comuns e os apartamentos.

Neste artigo, vamos elencar as principais práticas de manutenção hidráulica, especialmente para prédios de condomínios. Continue a leitura e confira!

O que é a manutenção hidráulica predial?

É um serviço preventivo que tem por objetivo verificar as condições do sistema hidráulico do local, que inclui o funcionamento das tubulações. Estima-se que a maioria das reformas realizadas em imóveis, de todos os tipos, devem-se a problemas hidráulicos — daí a importância de manutenções frequentes.

Quais são as melhores práticas de manutenção hidráulica predial?

Para realizar o serviço de manutenção hidráulica predial, algumas práticas merecem destaque na realização do trabalho. Veja as principais!

Lavar a caixa d’água

Manter a caixa higienizada é um dos principais pontos a serem considerados, visto que isso reflete na saúde das pessoas que fazem uso da água. Por isso, durante a manutenção hidráulica, esse serviço é uma das prioridades — visto que garantirá água de qualidade, evitando o acúmulo de sujeira que compromete a potabilidade desse recurso natural.

Verificar a pressão

A verificação da pressão é outra atribuição da manutenção hidráulica. De acordo com a NBR 7198:1993 e a NBR 5626:1998, da ABNT, é obrigatório o uso de válvulas de pressão. São elas as responsáveis pelo estado da tubulação — visto que sem esses dispositivos existe a possibilidade de ruptura dos tubos por excesso de pressão da água.

Avaliar o funcionamento das boias

As boias, ou “chaves de nível”, como também são conhecidas, controlam o armazenamento da água na caixa d’água. Na manutenção hidráulica predial, elas também passam por uma verificação que avalia se há alguma alteração na regulagem.

Inspecionar os hidrantes

Apesar de muita gente não ter conhecimento, os hidrantes fazem parte do sistema hidráulico dos prédios e devem ser verificados também na manutenção. Afinal, em um incêndio são extremamente importantes e devem estar em perfeito funcionamento.

Da mesma forma que ocorre com as válvulas, eles precisam estar devidamente regulados para evitar problemas, como vazamentos.

Observar vazamentos

Alguns vazamentos só são perceptíveis por meio de um acompanhamento chamado teste do hidrômetro. Em condomínios, nos quais o hidrômetro faz a apuração de consumo de todo o prédio, recomenda-se a adoção de uma planilha onde deve haver anotações diárias do consumo registrado no relógio.

Qualquer desvio percebido nessa curva de consumo aponta para problemas existentes nas tubulações dos apartamentos — devendo ser corrigido o mais rápido possível. 

Investir em ações preventivas

Ações preventivas são essenciais para que os problemas sejam encontrados e as soluções antecipadas — evitando situações mais sérias que possam comprometer o abastecimento hidráulico em determinada edificação.

Por meio da manutenção hidráulica predial, é possível identificar áreas que compõem o sistema hidráulico que estejam com problemas e causando desperdício de água. É essencial contar com uma empresa especializada para executar o serviço.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos relevantes como este!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário