Destaque

Saiba como escolher Cooktop sem se arrepender!

abril 18, 2022

Você está pensando em dar uma repaginada na sua cozinha? certamente já pensou em um ambiente planejado, não é mesmo? Onde todos os espaços são devidamente aproveitados e tudo fica organizado e no seu devido lugar.

Em um projeto desse tipo, alguns itens não podem faltar, como os eletrodomésticos modernos. O cooktop é um deles. Trata-se de um tipo de fogão que se encaixa na bancada e conta apenas com as bocas sem a presença do forno, dando um toque moderno e prático a esse cômodo da casa.

Mas será que você sabe como escolher o cooktop para a sua cozinha? Continue, então a leitura, pois vamos dar algumas boas dicas de como optar pelo melhor modelo. Confira!

Número de bocas

Como existem hoje diversos tipos desse produto no mercado, a quantidade de bocas também pode variar bastante. Por isso, é muito importante que você conheça as suas necessidades de uso e escolha o ideal para o seu caso. É possível encontrar modelos de 1, 2, 4 e 5 bocas.

Modelos de cooktops

Além do tamanho, que inclui o número de bocas e a parte estética diferenciada, existe outra característica importante, que é em relação ao funcionamento do cooktop. Seu acionamento pode ser a gás ou à indução. Veja as principais diferenças:

  • cooktop a gás: é o modelo mais prático, já que se assemelha ao fogão tradicional e, portanto, mais fácil de ser utilizado, visto que não há necessidade de se fazer grandes adaptações. Isso porque as construções já contam com tubulações a gás;
  • cooktop a indução: esses tipos não possuem chama, seu acionamento é por meio de uma tecnologia que transfere o calor para o utensílio a ser usado, como panela frigideira, entre outros. Diferentemente do que muitos pensam, o funcionamento por indução não desperdiça energia, funciona apenas na área demarcada onde a panela está posicionada.

Instalação

Agora que você já sabe como escolher o cooktop, chegou a hora de se informar sobre a sua instalação. Vale lembrar que é algo bem mais simples do que imaginamos, contudo deve haver o nicho com o tamanho previamente definido para um encaixe perfeito. Daí a importância de saber as dimensões do produto, antes mesmo de executar o projeto de decoração da cozinha.

É importante ressaltar que, além do tamanho correto para fixar o aparelho, a bancada onde ele será posicionado deverá ter uma espessura de 20 a 70 mm e, principalmente, ser bem resistente à umidade e ao calor. Procure um profissional da Hidráulica para a instalação correta.

Ademais, é fundamental ter uma tomada por perto, mas é essencial que ela fique distante do calor para evitar acidentes.

Limpeza

Uma das vantagens de optar por esse eletrodoméstico é a facilidade de higienizá-lo. A maioria dos modelos é liso e feito de vidro, o que facilita bastante a limpeza. Porém, alguns cuidados devem ser observados. Veja algumas dicas de como fazer:

  • desligue-o da tomada e aguarde esfriar;
  • depois, retire as grades e os queimadores e os lave com uma esponja;
  • a seguir, limpe a mesa com uma esponja, detergente neutro e água;
  • para concluir, seque a mesa do cooktop com um pano seco.

Agora que você já sabe como escolher o cooktop para sua cozinha, verá que esse espaço da casa ficará bem mais moderno e prático, principalmente se o ambiente for planejado.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com o nosso site e encontre vários modelos de cooktops!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário