Saiba como precificar seus serviços

Em um mercado cada vez mais competitivo, aprender a como precificar serviços passa a ser fundamental para quem deseja obter um bom faturamento. Porém, para determinar de maneira correta o preço ideal de um serviço, é necessário atentar-se a alguns parâmetros, uma vez que eles refletem diretamente na saúde financeira de um prestador de serviços.

Nesse sentido, cabe destacar que erros na etapa de precificação do serviço podem acarretar sérios problemas, especialmente a médio e longo prazo. Ou seja, é necessário garantir que o processo em questão passe por uma análise correta e, assim, alcançar números que façam sentido.

A seguir, apontamos algumas dicas para que você saiba como precificar seus serviços.

Analise os preços praticados no mercado

É fortemente aconselhável trabalhar para viabilizar um produto ou serviço de boa qualidade, mas com preço menor que o da concorrência. Entretanto, valores muito desajustados (para mais ou para menos) são indícios de que algo pode estar errado em seu processo. Dessa maneira, cabe uma investigação interna.

Portanto, é prudente que você consiga adequar o seu serviço de modo a oferecer um trabalho com um valor que se encontre no mesmo patamar de preço praticado no mercado, garantindo então sua competitividade.

Use a lei da oferta e da procura

É bem simples, se em uma localidade a procura for superior à oferta, é natural e aceitável que se tente trabalhar com valores mais saudáveis (desde que continuem sendo preços justos). Em contrapartida, caso a oferta for superior à procura (seja pela escassez de público-alvo ou pela alta concorrência), destaca-se novamente a importância de elaborar um modelo financeiro que viabilize a queda do preço do seu serviço.

Considere o tempo de trabalho

É fundamental saber com precisão qual é o tempo médio gasto para realizar o serviço, bem como o número de funcionários envolvidos no processo. Assim, é possível utilizar esses dados como mais uma ferramenta de auxílio na hora de fazer a associação entre mão de obra necessária e o preço ideal do serviço.

Faça um levantamento de todos os gastos

Levantar todos os custos (mão de obra, transporte, manutenção de equipamentos, insumos, entre outros) não são tarefas simples. No entanto, a partir desse levantamento é possível determinar o menor preço aceitável do serviço, de modo a viabilizar dessa forma um retorno financeiro justo e adequado.

Saiba qual é a sua meta e como alcançá-la

Não importa qual é a origem ou o ramo de trabalho, é fundamental trabalhar embasado em metas que beneficiem a saúde financeira do serviço. Sendo assim, vale ressaltar que a melhor forma de conseguir maximizar os ganhos é agregando valor a partir do excelente trabalho prestado, além de buscar se atualizar periodicamente.

Portanto, fica evidente a importância de saber como precificar serviços de maneira adequada, tanto para garantir a competitividade no mercado quanto para maximizar os lucros quando possível. Dessa forma, as chances que o seu trabalho tem de alcançar uma saúde financeira satisfatória aumentam.

Gostou do conteúdo? Então siga nossas páginas nas redes sociais e confira também dicas sobre construção e reforma. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.