5 motivos para usar bacia sanitária com caixa acoplada!

A bacia sanitária com caixa acoplada tem sido um item cada vez mais comum nos lares brasileiros, afinal, existem muitas vantagens em optar por ele. Apesar de hoje já ser uma escolha comum nas residências, os estabelecimentos comerciais não estão de fora dessa, eles também estão optando por essa boa alternativa.

Praticidade, modernidade e economia têm sido os principais fatores que fazem muitos se decidirem por esse tipo da bacia sanitária. No entanto, para evitar quebradeira, ele é indicado, principalmente, para quem vai começar a construir o banheiro do zero.

Quer saber mais sobre esse tipo de bacia sanitária? Continue a leitura e veja!

Afinal, o que é uma bacia sanitária com caixa acoplada?

Trata-se de um sistema instalado junto a bacia sanitário. Ou seja, ele conta com um pequeno reservatório de água acoplado, como se fosse uma caixa d’água instalada na parte de trás do vaso.

Seu funcionamento ocorre por meio de um botão que, quando acionado, a água é liberada na quantidade existente dentro da caixa. Após, a caixa começa a encher automaticamente até seu limite.

Como funciona um vaso sanitário convencional?

No vaso sanitário em que não existe a caixa acoplada é utilizada a válvula de descarga instalada na parede. Trata-se de um tipo de registro que, quando acionado, puxa a água da caixa d’água ou da rede para ser utilizada no vaso.

Quais são as vantagens do vaso sanitário com caixa acoplada?

Apesar de muitas residências ainda contarem com os vasos tradicionais e as descargas convencionais, trocar esses itens pelo vaso sanitário com caixa acoplada é uma boa escolha, mesmo que seja necessário realizar uma obra.

Então, se você deseja reformar e modernizar seu banheiro, ter esse tipo de vaso sanitário é uma ótima ideia. Vamos saber quais são os principais motivos para utilizá-lo!

1. Manutenção facilitada

Se houver algum problema com o vaso sanitário, não será preciso quebrar a alvenaria para consertá-lo, visto que a descarga é externa.

2. Menos gasto com água

A economia é outro fator a ser mencionado. O fluxo de água é limitado quando comparado à descarga convencional.

3. Economia com a tubulação

Os vasos sanitários com caixa acoplada tem tubos de 1/2’’, sendo que o vaso convencional conta com a válvula de 3/4’’. Dessa forma, economiza-se cerca de 30% com a tubulação.

4. Instalação mais fácil

Mais uma boa vantagem é a instalação. Podemos dizer que ela é mais simples, quando comparada aos vasos sanitários convencionais.

5. Diversidade de modelos

A diversidade de modelos é outro ótimo benefício para quem busca designs diferenciados para o banheiro, já que esse tipo de vaso sanitário conta com múltiplos tipos para qualquer decoração.

Como você conferiu neste conteúdo, existem diversos motivos para optar pelo vaso sanitário com caixa acoplada. Contudo, destacamos que a sustentabilidade é um grande diferencial. Afinal, como vimos acima, a economia de água é bem maior quando comparada ao vaso sanitário convencional. Lembre-se de que esse é um fator muito importante no mundo em que vivemos.

E você, gostou do noss

A bacia sanitária com caixa acoplada tem sido um item cada vez mais comum nos lares brasileiros, afinal, existem muitas vantagens em optar por ela. Apesar de hoje já ser uma escolha comum nas residências, os estabelecimentos comerciais não ficam de fora dessa, pois eles também estão optando por essa boa alternativa.

Praticidade, modernidade e economia têm sido os principais fatores que fazem muitos se decidirem por esse tipo de bacia sanitária.

Quer saber mais sobre esse tipo de bacia sanitária e os seus benefícios? Então, continue a leitura e confira!

Afinal, o que é uma bacia sanitária com caixa acoplada?

Trata-se de um sistema instalado junto à bacia sanitária. Ele conta com um pequeno reservatório de água acoplado, como se fosse uma caixa d’água instalada na parte de trás do vaso.

O seu funcionamento ocorre por meio de um botão que, quando acionado, libera a água na quantidade existente dentro da caixa. Em seguida, a caixa começa a encher automaticamente até o seu limite.

Como funciona um vaso sanitário convencional?

No vaso sanitário em que não existe a caixa acoplada, é utilizada a válvula de descarga instalada na parede. Trata-se de um tipo de registro que, quando acionado, puxa a água da caixa d’água ou da rede para ser utilizada no vaso.

Quais são as vantagens do vaso sanitário com caixa acoplada?

Apesar de muitas residências ainda contarem com os vasos tradicionais e as descargas convencionais, trocar esses itens pelo vaso sanitário com caixa acoplada é uma boa escolha, é fácil esta etapa.

Dessa maneira, se você deseja reformar e modernizar o seu banheiro, ter esse tipo de vaso sanitário é uma ótima ideia. Vamos saber quais são os principais motivos para utilizá-lo!

1. Manutenção facilitada

Os vasos sanitários com caixa acoplada geralmente apresentam um design mais simples e acessível, tornando a manutenção e a limpeza mais fáceis. A caixa acoplada é separada do vaso em si, o que facilita o acesso a componentes internos, como a boia, a válvula de descarga e outros elementos, simplificando possíveis reparos. Não é preciso, por exemplo, quebrar a alvenaria para consertos, já que a descarga é externa.

2. Menos gasto com água

Muitos modelos de vasos sanitários com caixa acoplada vêm com sistemas de descarga de água eficientes em termos de consumo. Alguns têm opções de descarga de baixo volume ou de duplo acionamento, permitindo escolher a quantidade de água a ser usada para a descarga, o que pode levar a uma redução significativa no consumo de água ao longo do tempo. O fluxo é limitado quando comparado à descarga convencional. Uma descarga regulada da caixa acoplada pode consumir até 6 litros de água, enquanto a válvula usa em média 12 litros.

3. Economia com a tubulação

Os vasos sanitários com caixa acoplada têm tubos de 1/2’’, sendo que o vaso convencional conta com a válvula de 3/4’’. Dessa forma, economiza-se cerca de 30% com a tubulação. Além disso, devido à sua eficiência de descarga, os vasos com caixa acoplada podem ajudar a evitar entupimentos frequentes nos canos. Isso reduz a necessidade de manutenção do encanamento, economizando dinheiro e aborrecimentos em longo prazo.

4. Instalação mais fácil

A instalação de um vaso com caixa acoplada costuma ser mais simples do que instalar um sistema tradicional com caixa separada. O design integrado torna o processo menos complexo, o que pode ser benéfico para quem está fazendo a instalação por conta própria ou contratando um profissional.

5. Diversidade de modelos

Os vasos sanitários com caixa acoplada estão disponíveis em uma variedade de modelos, tamanhos e estilos. Isso permite que cada pessoa escolha um modelo que se encaixe perfeitamente no seu espaço e que combine com a estética do banheiro, proporcionando mais opções para personalização.

Lembre-se de que, por mais que essas vantagens sejam comuns aos vasos sanitários com caixa acoplada, a qualidade e o desempenho podem variar de acordo com a marca e o modelo específicos. É sempre uma boa ideia pesquisar e comparar diferentes opções antes de fazer a sua escolha.

O que considerar ao escolher um vaso sanitário com caixa acoplada?

Aqui está um resumo dos pontos a considerar ao escolher um vaso sanitário com caixa acoplada:

  • dimensões do vaso: meça o espaço disponível para garantir que o vaso se ajuste ao banheiro;
  • design e estilo: escolha um design que combine com a estética do ambiente e considere a cor e o acabamento;
  • tecnologia de descarga: avalie as opções de descarga, como sistemas de duplo acionamento para economia de água;
  • qualidade da caixa acoplada: verifique a qualidade dos materiais da caixa para evitar vazamentos e outros problemas;
  • facilidade de limpeza: como as superfícies são lisas e facilitam a limpeza;
  • acessórios adicionais: conhecer os modelos mais moderno com assentos com fechamento suave (soft) e sistemas de limpeza integrados;
  • marca e reputação: escolha um vaso sanitário de uma marca confiável com boas avaliações de clientes;
  • instalação: verifique se a instalação é simples ou se pode exigir ajuda profissional.

Como é realizada a instalação da bacia com caixa acoplada?

O processo ocorre de acordo com as etapas a seguir. Confira!

  1. Preparação: desligue a água que alimenta o vaso sanitário anterior e remova o vaso sanitário antigo, desconectando-o do cano de esgoto e da linha de água.
  2. Montagem da caixa acoplada: coloque a junta de vedação na parte inferior da bacia, que se encaixará no cano de esgoto. Depois, posicione a bacia sobre o cano de esgoto e alinhe-a corretamente.
  3. Fixação da bacia: use parafusos de fixação fornecidos para prender a bacia ao chão. Certifique-se de que a bacia esteja nivelada.
  4. Conexão da caixa acoplada: Encaixe a caixa acoplada na parte traseira da bacia e fixe-a com os parafusos fornecidos.
  5. Conexões de água: conecte o tubo de abastecimento de água à entrada da caixa acoplada. Em seguida, abra a válvula de abastecimento de água e verifique se não há vazamentos.
  6. Teste de funcionamento: acione a descarga para garantir que a água flua corretamente da caixa para a bacia e que não haja vazamentos.
  7. Ajustes finais: ajuste a quantidade de água da descarga, se necessário, de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, verifique novamente se não há vazamentos em todas as conexões.
  8. Fixação da tampa e assento: coloque a tampa na caixa acoplada e fixe-a de acordo com as instruções do fabricante. Por fim, instale o assento sanitário de acordo com as instruções fornecidas.

Como você conferiu neste conteúdo, existem diversos motivos para optar pela bacia sanitária com caixa acoplada. Contudo, destacamos que a sustentabilidade é um grande diferencial, afinal, como vimos acima, a economia de água é bem maior quando comparada ao vaso sanitário convencional. Lembre-se de que esse é um fator muito importante para a vida no planeta na atualidade!

E você, gostou do nosso post? Conheça, então, as nossas diversas opções de bacias com caixa acoplada para deixar o seu banheiro bonito e sustentável!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.