Acabamentos

Conheça 4 principais tipos de assento sanitário e suas diferenças

setembro 8, 2020

O banheiro é um cômodo da casa que vem ganhando cada vez mais destaque. Afinal, quem não gosta de entrar em um ambiente confortável e bem decorado, não é mesmo? Assim, caprichar ao escolher entre os tipos de assento sanitário vai contribuir bastante para embelezar esse espaço, além de, logicamente, não deixar de lado a sua funcionalidade.

Escolher o assento que melhor se adapte ao seu vaso não é difícil, basta saber o seu formato, que pode ser redondo, oval ou quadrado. Depois, é só partir para o modelo que mais combine com o décor do seu banheiro e, ao mesmo tempo, ofereça o conforto de que você precisa.

Neste post, vamos conhecer os tipos de assento sanitário mais comuns. Assim, você poderá escolher a opção ideal para as suas necessidades. Continue a leitura e confira!

Qual é a funcionalidade do assento sanitário?

A “tampa para privada”, como esse produto é também conhecido, não é apenas um acessório de decoração, é bem mais que isso. Na verdade, é uma peça essencial que complementa a funcionalidade do vaso sanitário. Ou seja, torna o local mais confortável — além de manter esse item de banheiro tampado.

Dito isso, não há como negar a importância dessa peça, que envolve assento e tampa de vaso sanitário. Daí, a necessidade de escolher o tipo certo. A escolha deve pesar algumas questões importantes, como:

  • conforto;
  • facilidade de limpeza;
  • resistência;
  • durabilidade;
  • preço.

Quais são os tipos de assentos sanitários mais comuns?

Encontramos no mercado uma variedade considerável de assentos sanitários. Diante disso, vamos relacionar os mais comuns, para que você possa escolher o modelo ideal de acordo com suas preferências e necessidades. Confira!

1. Almofadado

Para quem busca conforto e maciez, o assento almofadado com base em polietileno é perfeito, visto que sua superfície é composta por uma estrutura flexível. Ademais, é o modelo ideal para o inverno, garantindo também o conforto térmico.

2. Termofixo TF

Considerado o melhor material para assento, o assento termofixo principalmente por ser antimicrobiano. Caracteriza-se também por se de fácil limpeza e confortável — apresentando um formato anatômico. Além disso, é resistente a riscos e possui fixadores ajustáveis que o torna ainda mais funcional.

3. Assento PP

Também conhecido como de polipropileno, o assento PP é um produto resistente e sólido, não se quebrando ou se rompendo com facilidade. É de limpeza simples e prática e tem uma excelente resistência à umidade.

4. Poliéster

É um material que oferece alta durabilidade, ideal para quem deseja um assento para vaso sanitário que dure por muito anos e, principalmente, que seja extremamente resistente à água. O assento de poliéster conta com um acabamento polido e em alto brilho. Por isso, garante uma perfeita higienização.

5. Plástico

Assentos plásticos garantem uma boa durabilidade, além de o custo ser bem menor quando comparado aos demais tipos. No entanto, perdem um pouco na questão beleza, já que são bem mais simples que as outras variedades.

O que devemos verificar na hora de escolher?

Veja, a seguir, o que devemos priorizar no momento de escolher o assento sanitário ideal para o banheiro. Confira:

  • marca: esse detalhe importante pode garantir bastante tempo de uso. Por isso, na hora de comprar, observe essa informação, que deve estar fixada em algum local do produto;
  • formato: é essencial que, ao adquirir o assento para privada, você saiba exatamente o modelo do vaso sanitário, ou seja, se é convencional, oval, arredondado ou quadrado;
  • higiene: opte por modelos com proteção antimicrobiana;
  • encaixe perfeito na louça e soft close (fechamento suave): características que garantem mais conforto ao usuário — o soft close permite que o arco e a tampa, após um toque inicial, fechem devagar e de forma suave, sem bater, evitando ruídos e danos à louça;
  • tamanho: não esqueça a medição de seu vaso. Para não errar na escolha do assento, você deve medi-lo prestando atenção nos seguintes fatores: entre furos, comprimento e largura.

Como você conferiu neste conteúdo, existem vários tipos de assento sanitário, mas optar pelo mais adequado para seu banheiro depende de alguns fatores importantes. Siga nossas dicas e acerte na sua escolha!

Gostou deste post? Achou essas dicas úteis? Então, confira no nosso site os produtos que disponibilizamos para nossos clientes.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário