Conheça 4 principais tipos de assento sanitário e suas diferenças

O banheiro é um cômodo da casa que vem ganhando cada vez mais destaque. Afinal, quem não gosta de entrar em um ambiente confortável e bem decorado, não é mesmo? Assim, caprichar ao escolher entre os tipos de assento sanitário vai contribuir bastante para embelezar esse espaço, além de, logicamente, não deixar de lado a sua funcionalidade.

Escolher o assento que melhor se adapte ao seu vaso não é difícil, basta saber o seu formato, que pode ser redondo, oval ou quadrado. Depois, é só partir para o modelo que mais combine com o décor do seu banheiro e, ao mesmo tempo, ofereça o conforto de que você precisa.

Neste post, vamos conhecer os tipos de assento sanitário mais comuns. Assim, você poderá escolher a opção ideal para as suas necessidades. Continue a leitura e confira!

Qual é a funcionalidade do assento sanitário?

A “tampa para privada”, como esse produto é também conhecido, não é apenas um acessório de decoração, é bem mais que isso. Na verdade, é uma peça essencial que complementa a funcionalidade do vaso sanitário. Ou seja, torna o local mais confortável — além de manter esse item de banheiro tampado.

Dito isso, não há como negar a importância dessa peça, que envolve assento e tampa de vaso sanitário. Daí, a necessidade de escolher o tipo certo. A escolha deve pesar algumas questões importantes, como:

  • conforto;
  • facilidade de limpeza;
  • resistência;
  • durabilidade;
  • preço.

Quais são os tipos de assentos sanitários mais comuns?

Encontramos no mercado uma variedade considerável de assentos sanitários. Diante disso, vamos relacionar os mais comuns, para que você possa escolher o modelo ideal de acordo com suas preferências e necessidades. Confira!

1. Almofadado

Para quem busca conforto e maciez, o assento almofadado com base em polietileno é perfeito, visto que sua superfície é composta por uma estrutura flexível. Ademais, é o modelo ideal para o inverno, garantindo também o conforto térmico.

2. Termofixo TF

Considerado o melhor material para assento, o assento termofixo principalmente por ser antimicrobiano. Caracteriza-se também por se de fácil limpeza e confortável — apresentando um formato anatômico. Além disso, é resistente a riscos e possui fixadores ajustáveis que o torna ainda mais funcional.

3. Assento PP

Também conhecido como de polipropileno, o assento PP é um produto resistente e sólido, não se quebrando ou se rompendo com facilidade. É de limpeza simples e prática e tem uma excelente resistência à umidade.

4. Poliéster

É um material que oferece alta durabilidade, ideal para quem deseja um assento para vaso sanitário que dure por muito anos e, principalmente, que seja extremamente resistente à água. O assento de poliéster conta com um acabamento polido e em alto brilho. Por isso, garante uma perfeita higienização.

5. Plástico

Assentos plásticos garantem uma boa durabilidade, além de o custo ser bem menor quando comparado aos demais tipos. No entanto, perdem um pouco na questão beleza, já que são bem mais simples que as outras variedades.

O que devemos verificar na hora de escolher?

Veja, a seguir, o que devemos priorizar no momento de escolher o assento sanitário ideal para o banheiro. Confira:

  • marca: esse detalhe importante pode garantir bastante tempo de uso. Por isso, na hora de comprar, observe essa informação, que deve estar fixada em algum local do produto;
  • formato: é essencial que, ao adquirir o assento para privada, você saiba exatamente o modelo do vaso sanitário, ou seja, se é convencional, oval, arredondado ou quadrado;
  • higiene: opte por modelos com proteção antimicrobiana;
  • encaixe perfeito na louça e soft close (fechamento suave): características que garantem mais conforto ao usuário — o soft close permite que o arco e a tampa, após um toque inicial, fechem devagar e de forma suave, sem bater, evitando ruídos e danos à louça;
  • tamanho: não esqueça a medição de seu vaso. Para não errar na escolha do assento, você deve medi-lo prestando atenção nos seguintes fatores: entre furos, comprimento e largura.

Como você conferiu neste conteúdo, existem vários tipos de assento sanitário, mas optar pelo mais adequado para seu banheiro depende de alguns fatores importantes. Siga nossas dicas e acerte na sua escolha!

Gostou deste post? Achou essas dicas úteis? Então, confira no nosso site os produtos que disponibilizamos para nossos clientes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.