Hidráulica

Como substituir válvula de descarga por caixa acoplada? Veja aqui!

março 9, 2020

Construir ou reformar um banheiro exige muita dedicação não só para executar os serviços, mas também para planejar as etapas. Os detalhes desse cômodo tão importante devem ser discutidos e analisados com calma, para não haver arrependimentos futuros.

Quando o serviço envolve a troca de uma peça grande, como o vaso sanitário, surgem ainda mais dúvidas e receios. Se você quer saber como substituir válvula de descarga por caixa acoplada sem problemas, confira este artigo!

Diferenças entre válvula de descarga e caixa acoplada

Os principais fatores que devem determinar a decisão entre um dos dois sistemas de descarga são o projeto hidráulico do ambiente e o tipo e diâmetro da tubulação. Além disso, eles têm diferentes vantagens e desvantagens que devem ser consideradas. Antes de saber como substituir a válvula de descarga por uma caixa acoplada, é importante conhecer quais são as principais características desses itens.

Sistema de válvula

Os vasos sanitários sem a caixa acoplada têm uma válvula de descarga posicionada dentro da parede, que conecta a água da rede ou da caixa d’água diretamente no vaso. Quando o botão é pressionado pelo usuário, o fluxo é liberado para que a água leve os resíduos.

A principal vantagem desse sistema é que a água entra com bastante pressão, diminuindo a chance de deixar qualquer resíduo após a descarga. No entanto, se a água vier direto da rede, fica impossível dar a descarga no caso de falta de água. Além disso, na ocorrência de vazamentos, é necessário quebrar a parede para fazer o conserto.

Sistema com caixa acoplada

A caixa acoplada é amplamente utilizada devido ao seu sistema hidráulico mais simples, que permite tubulações ramificadas e com diâmetros menores. Uma das maiores vantagens do sistema é a economia de água, visto que a descarga acaba ao esvaziar a caixa. Muitos modelos já apresentam botões duplos, que liberam uma quantidade de água diferente, dependendo do tipo de dejeto.

Além disso, há uma grande variedade de modelos, cores e formatos para escolher, tornando o objeto mais integrado à decoração. Por fim, a caixa acoplada é mais fácil de consertar em caso de problemas, pois as tubulações não ficam embutidas na parede.

A desvantagem é a possibilidade de falta de pressão da água, que pode não levar todos os dejetos em apenas uma descarga.

Como substituir a válvula de descarga pela caixa acoplada

O primeiro passo para substituir a válvula de descarga por caixa acoplada é retirar os azulejos da parede em que está a tubulação. Depois, quebre e retire massa no entorno da válvula e do tubo da saída de descarga. Em seguida, desmonte a válvula de descarga, retirando o parafuso, a cruzeta, a mola, a vedação e a sede. Depois, basta recolocar a válvula sem essas peças para que o fluxo de água seja contínuo a partir da caixa d’água até a caixa acoplada.

Por fim, instale a caixa conforme o manual e verifique se não há vazamentos antes de fechar a parede. Se tudo estiver funcionando corretamente, basta fechar a parede com massa de areia e cimento e recolocar os azulejos.

Neste artigo, você viu como substituir válvula de descarga por caixa acoplada, uma opção que pode economizar água e deixar os reparos muito mais fáceis de executar. Para que tudo dê certo, é importante contar com ferramentas e produtos de qualidade, como os que você encontra na Casa Mimosa, nossa loja especializada na venda de materiais de hidráulica e acabamentos!

Quer saber mais sobre nossos produtos para banheiro? Então, acesse nosso site!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário