Quais os tipos e a importância de usar protetor de ralo?

Para que sua casa fique sempre limpa e sem odores indesejáveis, é fundamental manter o protetor de ralo ou válvula em todos os ambientes que requerem esse item. Sua principal função é proteger o ralo e válvula evitando a entrada de insetos e sujidades, que podem ocasionar entupimento na tubulação.

Existem vários tipos de protetor de ralo e válvula como: fecha ralo, tampa cega para ambientes, como no banheiro, área de serviço, espaço gourmet, varanda e áreas externa. No entanto, é muito importante prestar atenção no momento da compra para escolher o melhor funcionalidade.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de protetores de ralos e válvula, como funciona e os suas funcionalidade. Continue a leitura!

O que é o protetor de ralo e válvula e para que serve?

Trata-se de um item utilizado para proteger o ambiente e que tem algumas funcionalidades. Por exemplo, ele impede a entrada de insetos na casa, assim como evita que, no caso do banheiro, passe muito cabelo para a tubulação e ocasione um entupimento.

Ou seja, atua como uma peça de vedação que contribui para manter o ambiente limpo e sem odores, conservando o ralo sem detritos. É uma peça fundamental, que não pode ser esquecida ao comprar o ralo.

O protetor de ralo, conhecido como tampa seca é colocado sobre a grelha , cobrindo os buracos e evitando a passagem de sujidades. Além disso, como veda a tubulação, impede a passagem de odores de esgoto.

Há peças, como tampa grelha que impedem o fluxo da água, ou seja, você abre apenas quando for lavar o local, para o escoamento, e fecha após concluir o trabalho.

Quais são os tipos de protetor de ralo?

Conheça, a seguir, alguns tipos fáceis de encontrar no mercado, com formatos, cores e modelos variados. Veja!

Protetor de ralo para banheiro, área de serviço e externa

É o tipo mais tradicional – tampa cega – é todo fechado e fabricado de borracha ou PVC — materiais antiderrapantes. Aderem bem e não deslizam no piso.

No entanto, encontramos também, o ralo para banheiro com redes compostas por pequenos furos que liberam água, mas evitam que sujeiras maiores passem para a tubulação, como pedaços de sabonete e fios de cabelo.

Outro modelo para esses espaços é a grelha com caixilho em aço inoxidável, que abre e fecha para escoar a água. Pode ser utilizada em banheiros, áreas de serviço, externas (cobertos e descobertos), pátios de condomínios etc.

Alguns modelos como nos ralos lineares já acompanham o fecha ralo, acessórios que garante a segurança da família contra a entrada de insetos e aracnídeos na sua casa vindo pela tubulação.

Protetor de válvula para pia de cozinha e tanque

Se não houver cuidados com a sujeira que passa pela válvula da pia da cozinha, a tubulação pode entupir e gerar problemas, muitas vezes sendo necessário chamar um instalador hidráulico para resolver. Para evitar, um simples ralo japonês dá conta desse trabalho.

Existem outros tipos para pia da cozinha, como o tipo de inox que tem uma proteção que abre e fecha a válvula. Alguns têm um botão central que possibilita interromper o fluxo.

Possuí fechamento em dois estágios, no primeiro permite que a água escoe e os resíduos permaneçam retidos, onde facilmente você podem ser jogados no lixo (através da peneira), evitando o entupimento da tubulação.

Quais são os principais cuidados com o protetor de ralo?

Mantenha sempre o protetor limpo — o local ficará sempre livre de resíduos e seguro de insetos. É necessário fazer a limpeza sempre após a utilização desse item. Para isso, basta lavá-lo com sabão neutro.

Como você conferiu neste conteúdo, o protetor de ralo é um item fundamental em uma residência, evitando entupimento e outros problemas.

Se você gostou deste post, entre em contato conosco pelo nosso site. Temos esse e muitos outros produtos hidráulicos para a sua casa!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.