O que é manta asfáltica e onde pode ser aplicada, afinal?

A manta asfáltica é um sistema muito eficaz de impermeabilização, sendo amplamente utilizada no Brasil. Sua escolha ocorre devido à grande versatilidade que o material apresenta, podendo ser utilizado em projetos variados.

No entanto, é interessante saber um pouco sobre esse material, visto que existem no mercado vários tipos de manta asfáltica. São elas: manta asfáltica aderida, flutuante, aluminizada e ardosiada, que se diferenciam pelo tipo de aditivo, reforço escolhido, espessura, resistência, entre outros.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre esse impermeabilizante. Boa leitura!

O que é a manta asfáltica?

A manta asfáltica é desenvolvida com material asfáltico modificado, armado com vários elementos, como o filme polietileno, poliéster, borracha e fibras de vidro. 

Cada um dos materiais que fazem parte de sua estrutura conta com características próprias, podendo assegurar uma série de atributos, como mais resistência ao puncionamento ou maior resistência à perfuração, menor custo, entre outros.

Da mesma forma, os aditivos que são adicionados ao asfalto, que também garantem o desempenho da manta, resultam em características importantes. Alguns ganham resistência aos raios UV, outros, porém, oferecem maior elasticidade.

Diante disso, a escolha e especificação correta da manta asfáltica é essencial para um sistema de impermeabilização eficiente.

Como é a aplicação da manta asfáltica?

Na aplicação do material, todo cuidado é pouco. Um trabalho sem qualificação pode gerar falhas na impermeabilização. Daí a necessidade de contar sempre com empresas especializadas.

Na verdade, as recomendações referentes à aplicação da manta asfáltica são fornecidas pelo fabricante. Uma delas diz respeito à sobreposição de mantas, que deve ser de, no mínimo, 10 cm — o que evita falhas.

Outra recomendação diz respeito às juntas de dilatação, ralos e encontros com planos verticais que requerem cuidados, já que são pontos críticos, e uma execução mal feita causa problemas na impermeabilização.

Quais são os tipos de manta asfáltica?

Conforme dito, existem alguns tipos de mantas asfálticas com suas características próprias, havendo algumas variações entre elas no que se refere ao aditivo, reforço, espessura e acabamentos.

Veja os tipos mais comuns.

Manta asfáltica aderida

Pode ser feita por meio de aderência, quando a manta é colada à superfície com asfalto aquecido, ou com maçarico, quando a chama é direcionada de forma a aquecer o substrato, assim como a face de aderência da manta, com o objetivo que se colem.

Os locais de aplicações mais indicados para esse tipo são lajes externas, térreo, jardins, varandas descobertas, entre outros.

Manta asfáltica flutuante

Nesse tipo, a manta se desliga do substrato, sendo aplicada como se estivesse envelopando a estrutura, sem aderir à base. Os locais de aplicações desse tipo são superfícies planas, que sofrem grandes transformações.

Manta aluminizada

Essa manta conta com uma lâmina de alumínio na face superior, sendo utilizada como acabamento em locais sem trânsito. Algumas versões desse tipo são aderidas com asfalto ou maçarico, outras, porém, são autocolantes. Sua aplicação está indicada para calhas, viga-calha, abóbada, telhado, marquise etc.

Manta ardosiada

Possui uma camada de proteção na sua face superior formada por grânulos de ardósia — e não requer proteção mecânica. Sua aplicação está indicada para o acabamento em coberturas onde não há trânsito.

Existem vários tipos de manta asfáltica. Na Casa Mimosa, você encontra muitos deles para as aplicações que precisar para a sua obra!

Não se esqueça de ver as opções de manta asfáltica em nosso site. Lá, é possível encontrar todos os itens necessários para as suas necessidades de impermeabilização!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.