Destaque

Hidráulica de piscina: descubra quais são os elementos principais

fevereiro 11, 2020
Tempo de leitura 4 min

Quem é que não deseja ter uma piscina em casa, especialmente em tempos de calor, não é mesmo? No entanto, qualquer projeto para essa construção requer cuidados em todas as suas fases — que compreendem escavação, queda do piso, dutos, estrutura com blocos, impermeabilização e acabamentos —, principalmente no que se refere à hidráulica de piscina.

Trata-se de uma etapa na qual será feita uma planta com informações importantes, como a localização da bomba, do filtro, do sistema de drenagem e das outras partes primordiais para o bom funcionamento dessa construção.

Neste conteúdo, vamos conhecer um pouco mais sobre a hidráulica de piscina. Veja! 

A importância da hidráulica de piscina

Como já mencionamos, todas as fases que compreendem a construção de uma piscina são bastante importantes, mas a hidráulica, de fato, requer uma atenção especial. É nessa etapa da obra que serão garantidas a limpeza e a segurança.

Esse estágio necessita de um bom projeto, com uma planta muito bem elaborada por especialistas. Afinal, lá constarão os itens que farão parte desse passo importante na construção de uma piscina. Se houver problemas posteriores, essa ferramenta será muito útil para consultas sobre toda a sua estrutura.

Os principais elementos na construção da hidráulica da piscina

Para que a obra seja finalizada com sucesso, alguns itens relacionados à hidráulica não podem faltar. Veja! 

Tubulação

A tubulação, responsável pela condução da água de entrada e retorno, é composta por tubos e conexões. Todos os outros acessórios são instalados a partir dela. Sua colocação requer um planejamento prévio minucioso e atenção total.

Bomba

Os equipamentos que compõem um sistema de piscina não são visualizados por nós. Afinal, eles se situam em um local reservado, denominado sala de máquinas. A bomba é, na verdade, o equipamento mais importante do sistema de hidráulica nessa construção, pois é responsável por fazer tudo funcionar. Ela opera por meio de um propulsor que leva a água dos vários drenos por intermédio do filtro.  Confira os modelos de bombas na nossa loja física.

Filtro

É o responsável por manter a água limpa. O sistema de filtragem funciona por meio de uma areia que fica no seu interior e que retém partículas de sujeira. O filtro tem medidores que apontam quando já está na hora de lavá-lo, para que ele possa dar conta da quantidade de água a ser higienizada.

Drenos

Os drenos principais se localizam no ponto mais baixo da piscina, sendo responsáveis por captar, por sucção, as sujeiras que vão para o fundo. Vale ressaltar: se os drenos não estiverem em perfeito funcionamento, podem causar acidentes.

Uma alternativa para balancear a sucção é a instalação de um skimmer, com tubulação interligada. Dessa forma, haverá uma distribuição, que evitará a sucção excessiva. É importante frisar que os drenos são protegidos por grades.

Drenos ou ralos laterais

A maioria dos projetos de piscina incluem os drenos laterais, instalados na lateral inferior da construção. O objetivo é fazer a sucção por duas frentes — dividindo a pressão — e minimizar os riscos de acidentes. Recomenda-se o uso de dois drenos laterais interligados.

Skimmers

Com o objetivo de drenar a água, da mesma forma que ocorre com os drenos, os skimmers sugam unicamente a superfície da piscina. Assim, toda sujeira que flutue, como óleo de bronzeamento, poeira, fuligem, gordura, folhas, cabelos, entre outros, é eliminada por meio desses elementos de filtragem. 

Na verdade, esses elementos diminuem o uso da peneira cata folhas, sendo muito importantes para a manutenção do aspecto visual da piscina.

A importância de contratar profissionais especializados

Por fim, busque um profissional confiável para a construção da piscina. Trata-se de uma obra que requer conhecimento prévio, visto que são muitos detalhes para pensar. Da mesma forma, deve haver a preocupação em adquirir materiais de qualidade, para que o resultado seja o melhor possível, como tubulação, filtros, motor etc.

Como você conferiu, essa construção é composta por vários passos, todos muito importantes, em especial a hidráulica de piscina. Por isso, não abra mão de profissionais especializados e de materiais de boa procedência.

Gostou deste post? Confira, então, outro conteúdo interessante que traz informações sobre o reaproveitamento da água.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up