Decoração Cozinha Compacta: confira o passo a passo ideal!

Em imóveis com configurações cada vez menores, a decoração de uma cozinha compacta pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, espaços pequenos podem ser bem interessantes se capricharmos nos detalhes e focarmos no que pode trazer conforto, aconchego e organização.

Afinal, estamos falando daquele espaço que é o coração da casa e que todo mundo ama — onde saboreamos um café fresquinho com aquele bate-papo agradável e preparamos todas aquelas gostosuras do dia a dia com tanto carinho. É por isso tudo que a cozinha precisa ficar linda e bem prática.

Vamos saber como decorar uma cozinha compacta e deixá-la aconchegante? Continue a leitura e confira!

Invista em móveis funcionais

Para cozinhas compactas, móveis planejados podem ser a melhor solução — visto que todo espaço disponível é ocupado e muito bem aproveitado com prateleiras, gavetas e nichos que compõem perfeitamente esse ambiente. 

A maioria dos projetos de móveis planejados busca criar ambientes práticos, confortáveis e elegantes. Algumas escolhas relacionadas à bancada de cozinha, cooktops e armários com bom aproveitamento de espaço podem ser decisivas para tornar esse local da casa mais funcional.

Opte por revestimentos práticos e que ampliem o espaço

O espelho é um tipo de revestimento muito utilizado para ampliar espaços. Na cozinha, seu uso deve ser com cautela — principalmente, porque não é tão simples de limpar. 

O ideal é usá-lo em um detalhe da cozinha, que pode ser uma faixa de espelho que percorra, por exemplo, uma parte da bancada. Outra boa ideia é usar prateleiras de vidro, pois tornam a linha visual mais limpa, conferindo uma sensação de amplitude ao local.

No piso, a dica é optar por revestimentos de fácil limpeza. Para esse cômodo, os mais claros são mais indicados, visto que dão a sensação de amplitude — no entanto, denunciam qualquer sujeirinha. Uma boa sugestão é o tom off-white.

Fique atento à iluminação na decoração de cozinha compacta

Na decoração de uma cozinha compacta, não podemos deixar de lado uma boa iluminação, e a mais indicada é a natural. Daí a importância de um ambiente planejado, que priorize muitos aspectos no décor, inclusive os principais pontos que devem receber iluminação.

Na verdade, existem dois tipos de iluminação: a fria e a quente. A primeira garante mais conforto e é bem aconchegante. A segunda, por sua vez, é mais apropriada para iluminar o ambiente enquanto você está cozinhando.

Um fator importante a ser pensado para clarear o local e que valoriza esse espaço é uma iluminação pontual, que pode ser, por exemplo, sobre a bancada — essencial na hora de cozinhar. Uma dica bem legal para a iluminação central do ambiente é a luminária de trilho.

Invista em prateleiras e nichos

Se você não quiser investir em móveis planejados para a cozinha, uma boa dica é abusar dos nichos e prateleiras. Para quem tem pouco espaço na cozinha, esses acessórios podem ser muito úteis. Eles permitem que você armazene muita coisa, além de aproveitar todo o espaço das paredes.

Nos locais mais altos, menos acessíveis, procure colocar utensílios que você não utiliza com frequência. Utilize as prateleiras e nichos mais baixos para colocar o que você usa no dia a dia.

Agora que você já entende um pouco sobre decoração de uma cozinha compacta, não perca tempo e comece logo a decorar a sua. Mas, não esqueça que o equilíbrio é que vai tornar tudo harmonioso e que um local bem decorado depende de boas escolhas!

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros conteúdos interessantes como este!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.