O profissional de sucesso precisa conhecer quais são os serviços hidráulicos mais procurados pelos clientes. Isso é muito importante para que o instalador busque por conhecimento em determinadas áreas. Um dos serviços mais requisitados, por exemplo, é a instalação de chuveiro.
Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, esse serviço requer alguns cuidados, como o uso de ferramentas adequadas e atenção a alguns pontos na hora da instalação. Quer saber como instalar chuveiro? Então confira o post que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Quais são as ferramentas necessárias?
O instalador hidráulico deve verificar a sua caixa de ferramentas antes de instalar o chuveiro. Alguns itens são essenciais para executar essa tarefa, sendo eles:
- chave Philips;
- escada;
- chave de fenda;
- chave de teste;
- fita veda rosca;
- fita isolante;
- alicate;
- furadeira para fixação de chuveirinho, caso seja necessário.
Lembre-se de adquirir produtos de boa procedência, com selo Inmetro. Isso traz mais qualidade à instalação elétrica. Outra dica importante é que você não pode se esquecer de investigar a compatibilidade de voltagem do chuveiro com o local de instalação.
Em algumas cidades, os prédios são alimentados por tensões de 220V. Já em outras regiões do país, os números são 127V. Então, verifique qual é a voltagem antes de fazer a instalação.
Como instalar chuveiro?
Agora que você já sabe quais são as ferramentas mais indicadas para instalar um chuveiro e os cuidados necessários para evitar problemas, que tal colocar a mão na massa? O lado positivo é que esse processo é bem simples, desde que as instruções sejam seguidas corretamente.
Desligue a chave e o registro
A primeira tarefa é desligar a chave geral, que fica localizada no quadro geral de instalação. Depois, fechar o registro geral da água. Em seguida, abrir o registro do próprio chuveiro com o intuito de remover a água que ficou dentro da tubulação. Por fim, fechar esse registro.
Desconecte os fios
O instalador deve abrir a caixinha de energia do chuveiro para desconectar todos os fios da rede de energia. Não se esqueça do fio terra, que pode ser verde ou amarelo.
Remova o chuveiro
O chuveiro é rosqueado. Portanto, não é necessário removê-lo com bastante força. O mais indicado é girar o aparelho em sentido anti-horário. Após esse procedimento, limpe o tubo e tire o excesso de fita veda rosca que acumulou da instalação anterior.
Aplique a fita
O instalador deve aplicar a fita veda rosca no cano do chuveiro, no sentido horário. Para evitar vazamento, é recomendado dar cerca de 6 voltas. Após a conclusão dessa etapa, verifique se não deixou escapar nenhum buraco.
Tenha cuidado com o chuveiro
O chuveiro não pode ser instalado com o uso da força. Pelo contrário, é fundamental ter bastante cuidado para não o danificar. Por isso, gire-o no sentido horário, com bastante calma, até rosqueá-lo no tubo da parede.
Coloque os fios
Neste momento, use um alicate desencapador para desencapar os fios do chuveiro. Depois, conecte-os nos fios da rede elétrica através do conector.
Ligue o fio terra
Um bom profissional não pode se esquecer de conectar o fio terra no sistema de aterramento. O processo também é feito pelo conector.
Termine o procedimento
Para finalizar a instalação, abra o registro do chuveiro, mantendo o disjuntor desligado. Espere a água correr por um minuto. Isso é muito importante para remover o ar da tubulação e impedir que o aparelho queime. Depois, religue o disjuntor no quadro geral de energia.
Como vimos, a instalação do chuveiro não pode ser realizada de qualquer forma, caso contrário, poderá queimar o aparelho e ainda atrasar o seu trabalho. Portanto, siga as recomendações para que o processo fique mais tranquilo, combinado?
Agora que você já sabe como instalar chuveiro, siga o nosso perfil no Facebook e acompanhe outras novidades para aperfeiçoar o seu trabalho. Até a próxima!