Acabamentos, Destaque

Barras de apoio para idosos: o que é preciso para montar?

setembro 13, 2021

O local da casa onde ocorre o maior número de ocorrências de quedas é o banheiro. Isso porque o espaço, muitas vezes, apresenta-se úmido e escorregadio — condições propícias para que em algumas ocasiões ocorram acidentes, como no momento do banho. No entanto, outros locais da casa também podem apresentar perigo de quedas.

Diante disso, não há como negar a importância da barra de apoio para idosos — item que permite que a pessoa se segure na hora de andar, tomar banho ou usar o vaso sanitário — evitando, dessa forma, quedas perigosas.  

Neste artigo, vamos apresentar sugestões de barras de apoio para idosos, assim como dar dicas de montagem. Continue conosco e boa leitura!

Quais são os tipos de barras de apoio?

Existem muitos tipos de barras de apoio, contudo é importante considerar na hora da instalação o material, a altura, o espaçamento, a abertura da porta, entre outros pontos essenciais para o conforto do usuário.

Barra de apoio para vaso sanitário

Esse tipo de apoio deve ficar bem próximo ao vaso sanitário para que a pessoa se apoie antes de sentar no local. Para melhor estabilidade, recomenda-se que sejam instalados dois apoios, um de cada lado do vaso. Entretanto, para as pessoas com problemas mais simples de locomoção, apenas um será suficiente.

Barra de apoio para lavatório

Há modelos de barras de apoio para lavatório lateral, de canto e frontal. O ideal é escolher com cuidado o modelo que mais se adapta às necessidades do usuário. No entanto, há quem queira total segurança adquirindo o kit composto pelos três modelos. 

Existe ainda o modelo inteiriço, que percorre a pia, garantindo segurança na parte da frente e dos lados.

Barra de apoio reta para boxe

Essa barra pode ser colocada nos principais pontos da casa e no boxe, auxiliando a obter apoio na hora do banho. Pode ser utilizada em diversos projetos, visto que proporciona segurança em qualquer espaço da residência.

Barra de apoio em formato de L

Esse modelo em forma de L é utilizado geralmente junto ao registro do chuveiro, no boxe. No entanto, sua utilização é também indicada para o lado do vaso sanitário, auxiliando na hora de se levantar.

Como escolher a barra de apoio ideal?

Antes de optar pelo local ideal para instalar determinada barra de apoio, é importante entender de que forma devemos escolher esse produto. Para isso, devemos seguir a norma técnica NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. 

Essa norma dita critérios que precisam ser considerados em ocasiões de instalações, construções e adaptações de espaços. A finalidade é garantir melhores condições de mobilidade, assim como dar mais autonomia à locomoção — no entanto, tudo deve ser feito com o máximo de segurança.

Diante disso, veja as exigências quanto a esses materiais:

  • possuir entre 3 e 4,5 cm de diâmetro;
  • suportar até 150 kg e oferecer uma distância mínima de 4 cm entre a base de suporte (parede) e a face interna da barra;
  • em caso de fabricação em metal, deve ser observado se é resistente à corrosão.

Qual é a altura de instalação recomendada?

A primeira coisa a ser feita antes da instalação é saber a localização das tubulações hidráulicas e de gás da casa. Essa medida evitará furar alguma tubulação importante.

Quanto à altura e posicionamento do apoio, de acordo com a NBR 9050, as barras horizontais e de transferências devem ter cerca de 80 cm cada e devem ficar a cerca de 75 cm do solo.

Como você conferiu neste conteúdo, é de grande importância adquirir barras de apoio para idosos em locais bem-conceituados no mercado, como a Casa Mimosa — que disponibiliza para seus clientes produtos dos melhores fabricantes.

Gostou do post? Veja, então, no nosso site vários tipos de barras de apoio para todas as finalidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário