Provavelmente, você usa o WhatsApp em seu dia a dia, certo? Afinal, ele é um canal de comunicação efetivo, gratuito e muito popular. Mas você sabia que também pode fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp e garantir muitas vantagens?
No post a seguir, saiba por que contar com essa ferramenta para otimizar seu atendimento e garantir melhores resultados. Além disso, confira 5 dicas que separamos para você usar esse recurso da melhor maneira. Boa leitura!
As vantagens de usar o WhatsApp no atendimento
Segundo a Resultados Digitais, com dados do relatório de julho da agência We are social em parceria com a Hootsuite, o WhatsApp ocupa o terceiro lugar de rede mais usada no Brasil, com cerca de 120 milhões de usuários. Além disso, conforme o Sebrae, 72% dos pequenos negócios usam o aplicativo.
Esse sucesso não é à toa. Afinal, o aplicativo é reconhecido por sua praticidade, além de ser uma ferramenta gratuita e que, no caso do WhatsApp Business, oferece várias funções para as empresas, como:
- perfil comercial personalizável;
- respostas rápidas;
- rótulos;
- mensagens automáticas;
- criação de catálogos;
- receber pagamentos.
5 dicas para fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp
Agora que você sabe as vantagens da ferramenta, vale a pena promover o atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Mas, para isso, é importante seguir algumas dicas essenciais. Veja a seguir!
1. Oferecer informações precisas
O WhatsApp é um recurso que diminui as distâncias e é excelente para profissionais autônomos oferecerem seus serviços. Porém, nesse caso, é importante saber atender bem. Para isso, oferecer informações precisas é fundamental para ganhar a confiança do cliente e mostrar que você domina a sua área de atuação. Além disso, quanto mais claras forem as suas mensagens, maior a chance de fechar um negócio.
2. Estar disponível
O WhatsApp conta com recursos como marcar o horário de atendimento. E, é claro, você não vai precisar ficar online no seu dia de folga, nas férias ou de madrugada. Mas é importante estar disponível nos horários estabelecidos e responder assim que o cliente enviar a mensagem.
Caso não seja possível, é importante avisar da sua indisponibilidade naquele horário, indicando um retorno. Além disso, você pode usar as respostas rápidas para otimizar o atendimento e filtrá-lo em um primeiro momento.
3. Não usar linguagem inadequada
A linguagem que você usa é fundamental para transmitir profissionalismo e faz parte da divulgação dos seus serviços. Por isso, é importante ter um cuidado extra para promover uma comunicação simpática e eficiente. Sendo assim:
- evite o uso excessivo de emojis;
- não use gírias;
- escreva respostas completas;
- prefira texto a áudio.
Além disso, é importante dar espaço para o cliente decidir. Isso significa que você não deve fazer chamadas pelo WhatsApp, a menos que estejam relacionadas ao trabalho contratado. Ademais, se estiver realizando promoções, não envie conteúdos todos os dias. Isso pode fazer com que ele bloqueie o seu número.
4. Personalizar o atendimento
Outro ponto importante é procurar personalizar o atendimento. Assim, você cria uma sensação de proximidade. Por isso, no primeiro contato, pergunte o nome da pessoa e procure fazer um orçamento focado nas necessidades dela.
Além disso, apesar de ser personalizado, é importante ter cuidado com a intimidade. Nesse caso, mesmo que você possa conhecer a pessoa, não utilize apelidos e outros tratamentos íntimos.
5. Não usar números pessoais
Muitas empresas pequenas ou profissionais autônomos tendem a misturar o pessoal com o profissional. Nesse caso, é comum ver pessoas usando o número particular para o atendimento ao cliente pelo WhatsApp, mas é importante evitar essa situação.
Isso porque, além de ter claramente a divisão entre profissional e pessoal, você pode concentrar seus contatos no WhatsApp Business. Outra vantagem é que não corre o risco de enviar alguma mensagem errada ou conteúdo inadequado a um cliente por engano.
A tecnologia veio para ajudar pessoas e empresas. Por isso, vale a pena investir no atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Escolhendo a ferramenta em sua versão profissional, por exemplo, é possível usufruir de vários benefícios e demonstrar uma imagem mais profissional. Assim, você estabelece seu nome em sua área de atuação.
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