Reforma

[Mar/20] Como consertar uma bacia sanitária vazando? Aprenda agora!

junho 30, 2020
Tempo de leitura 4 min

Uma bacia sanitária vazando é um pesadelo para qualquer pessoa. Por isso, saber solucionar o problema rapidamente é essencial para qualquer profissional que atue no ramo da hidráulica.

Porém, as causas do vazamento podem ser as mais diferentes possíveis. Como a bacia sanitária conta com diversas peças de junção e vedação, qualquer problema em uma delas pode ocasionar a saída da água por um local não indicado.

Para você conhecer quais os principais tipos de vazamentos e entender como resolver cada um deles, preparamos este post. Confira!

Vazamento dentro da bacia

Esse é um dos principais vilões quando o assunto é o desperdício de água. Como o vazamento ocorre dentro da própria bacia, é comum as pessoas só perceberem o problema na hora em que recebem a conta de água. 

Esse tipo de vazamento geralmente acontece quando o tampão da caixa apresenta problemas, evitando que a água permaneça dentro do tanque. Assim, ela acaba escoando para dentro da bacia. 

Para resolver isso, é necessário trocar o tampão, ou então verificar se a válvula de descarga não está travando o tampão numa posição muito alta, que o faz se manter parcialmente aberto. Para isso, regule a corrente que puxa o tampão ou troque o selo de vedação.

Vazamento no tubo de ligação

O tubo de ligação é a peça que liga o tanque de água a bacia sanitária. Quando essa peça não está devidamente ajustada, podem ocorrer vazamentos. Nas peças de caixa acoplada, há dois parafusos no tanque que devem ser devidamente presos a bacia, fazendo a pressão necessária para evitar o vazamento. 

A fim de resolver esse problema, aperte os parafusos ao mesmo tempo, ou um de cada vez, dando uma volta em cada um. Isso garante que o tanque ficará perfeitamente alinhado e devidamente encaixado, evitando o vazamento na bacia sanitária.

Como o tubo de ligação entre a bacia e o tanque é feito de borracha, ele também pode ressecar com o tempo. Se ao apertar os parafusos o vazamento não cessar, pode ser preciso trocar o tubo de ligação.

Vazamento por baixo

O chão molhado pode ser um sinal de que o vazamento está ocorrendo por baixo da bacia. Isso só poderá ser descoberto no momento da descarga. A bacia é conectado ao chão por dois parafusos. Caso eles não estejam devidamente presos, a bacia sanitária pode vazar.

Já a peça que liga a bacia ao tubo de esgoto conta com um anel de vedação, que pode ressecar ou rachar com o tempo. Nesse caso, é necessário retirar a bacia do lugar e substituir o anel de vedação danificado.

Problemas na válvula de entrada

Outra situação que pode ocasionar problemas com vazamentos é a falha na válvula de entrada de água. Dentro do tanque reservatório, há uma boia que tem a função de fechar a válvula quando o nível de água é atingido. Porém, se houver algum problema, ela deixa a bacia sanitária vazando.

A fim de resolver isso, ajuste a altura da boia para que, ao atingir o nível correto da água, a válvula de entrada seja fechada. Se mesmo com o ajuste o vazamento continuar, troque a válvula para que ela vede completamente quando o nível de água ideal for atingido.

Importância de usar sempre as peças ideais

É importante ressaltar que todo reparo em uma bacia sanitária vazando deve ser feito com materiais e peças ideais. Tentar improvisar pode trazer sérios problemas. Nessa situação, o vazamento poderá se intensificar. Em casos mais graves, inclusive, pode ser necessário trocar toda a bacia ou o tanque reservatório de água.

Antes de iniciar o reparo, é importante ter certeza de onde vem o vazamento, para que um reparo desnecessário não seja feito, enquanto o real problema continua ocorrendo. Dessa forma, verifique todas as possibilidades e só inicie o serviço quando tudo estiver muito claro.

Se gostou de nosso artigo sobre como resolver o problema de uma bacia sanitária vazando, confira também nosso texto sobre os nomes e os termos técnicos das peças hidráulicas. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up