Torneira pingando: saiba como resolver de vez esse problema!

Não há nada mais chato que uma torneira pingando, não é mesmo? Além disso, a água desperdiçada nesse pinga-pinga constante vai na contramão da sustentabilidade — tão valorizada e exigida nos tempos atuais.

Assim, como estamos em tempos de economizar água e uma torneira pingando pode desperdiçar litros por dia, o que você acha de resolvermos esse problema sem que ele se prolongue por longos períodos?

Neste post, vamos dar dicas de como consertar sua torneira e deixá-la como nova! Veja!

Conheça os tipos de torneira

Para que você coloque a “mão na massa” e conserte sua própria torneira, a primeira coisa a ser feita é saber o tipo desse acessório, que pode ser tradicional ou de ¼ de volta. Para cada um, o conserto será feito de uma forma diferenciada.

Verifique a causa do problema

As causas da torneira pingando podem ser infiltrações, vazamentos, tubulações com defeitos, entre outros. Mas o que vamos falar aqui é sobre aquele conserto rápido, que basta trocar o vedante ou o reparo — dependendo do tipo de torneira. Para reparos mais específicos e complexos, o ideal é chamar um instalador hidráulico.

Torneira convencional com vedante

Se a sua torneira for a do tipo convencional, a principal causa do gotejamento é o desgaste. Assim, as peças passam a não vedar mais. Por isso, de vez em quando, a torneira, como qualquer outro item bastante usado, precisa de uma manutenção.

Quando nos depararmos com um MVS (Mecanismo Móvel Substituído) estragado, ele deve ser retirado da torneira e trocado por um exatamente igual — já que existem variados tamanhos.

Torneira de 1/4

Em torneiras de ¼, não existem vedantes ou carrapetas. Nesse caso, o que você deverá trocar é uma peça chamada reparo — diga-se de passagem, ela é bem mais cara. Mas, para isso, você deve saber o tipo de torneira para não comprar a peça errada.

Entenda como consertar sua torneira

Se você decidiu fazer o conserto, a primeira medida é fechar o registro de água da pia. Isso evitará vazamentos e desperdícios.

Torneira comum

Para consertá-la, você pode trocar o reparo por inteiro ou apenas o vedante — a borrachinha. Para isso, você deverá retirar o registro da torneira, tirando o parafuso com uma chave de fenda. Rosqueie até que se solte. Logo, você verá a borracha para trocá-la. Leve a peça a uma loja de material hidráulico e compre o modelo exatamente igual. Desse modo, não haverá erro.

Torneira de ¼

As torneiras de ¼, como já citado neste post, não tem vedantes. Por isso, basta trocar o reparo. Comece desmontando a torneira até encontrá-lo. Após, leve esse item a uma loja de material hidráulico, onde você deverá comprar o mesmo modelo para realizar a troca sem maiores problemas.

Uma dica, para que você tenha certeza de que o reparo precisa realmente ser trocado, é verificar se ele está sujo. Para isso, faça uma limpeza, retirando qualquer vestígio de sujeira e teste a torneira — antes de comprar uma peça nova.

Como você observou neste conteúdo, consertar uma torneira pingando não é um “bicho de sete cabeças”, não é mesmo? Assim, siga nossas dicas e resolva o problema você mesmo! Vale ressaltar, que, dependendo da situação, só um profissional de hidráulica é recomendado para solucionar o caso, ok?

Gostou deste post? Aproveite para conferir agora por que a compra de material hidráulico pela internet é uma boa opção!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.