Torneira pingando: saiba como evitar e o que fazer nesses casos

Torneira pingando, além de ser uma tortura mental, é um grande vilão na conta de água. Por isso, é preciso saber como agir nesses casos, tanto para reduzir os gastos quanto para evitar o desperdício de um recurso natural tão escasso. Em tempos de sustentabilidade, não é admissível ver a água indo para o ralo sem fazer nada, não é mesmo?

Diante disso, conhecer os motivos do problema é a primeira medida para contornar e resolver a situação. Para isso, é importante que se saiba o tipo de torneira usada e o que está causando o vazamento. No mercado, existem diferentes tipos de torneiras e, em consequência, soluções distintas para o vazamento. No entanto, contar com um instalador hidráulico seria a melhor opção, visto que ele fará um diagnóstico mais preciso a fim de resolver a questão.

Neste post, vamos dar dicas de como agir em caso de torneira pingando. Continue conosco e confira!

Quais as principais causas da torneira pingando?

Conheça alguns dos principais motivos que levam uma torneira a pingar. Leia a seguir!

Pressão e força

Muitas pessoas têm o hábito de fazer força em excesso ao fechar uma torneira. Esse é um dos principais motivos que levam ao desgaste da carrapeta — aquela peça com uma borracha de vedação que bloqueia o fluxo de água. Se o motivo for apenas o desgaste, a troca do vedante será necessária e resolverá a questão.

Tempo de uso

A borracha de vedação ou carrapeta pode se desgastar também com o tempo de uso e não apenas pela utilização inadequada, conforme mencionamos acima. Como a função dessa peça é impedir a saída de água após o fechamento do registro, basta trocá-la para acabar com o pinga-pinga da torneira.

Tubos e conexões

Quando o vazamento está relacionado aos tubos e conexões, a coisa muda de figura. Nesse caso, só quem poderá realizar o conserto é um instalador hidráulico, que certamente terá que fazer algumas trocas, dependendo do problema.

Como consertar uma torneira pingando?

Existem alguns tipos distintos de torneiras. A comum e a ¼ são as mais conhecidas. Cada uma delas conta com suas características, de forma que o conserto também ocorre de forma diferente. Veja como!

Torneira comum

Em modelos comuns, o conserto é bem simples. Comece fechando o registro. Depois, desenrosque a parte de cima da torneira. Dentro, estará a carrapeta. Retire-a e, no mesmo local, encaixe o novo vedante. Pronto, problema resolvido. Abra o registro e faça o teste.

Torneira ¼

No caso da torneira ¼, se o problema não estiver ocorrendo por sujeira e necessitar apenas de uma limpeza no reparo, trocá-lo será a solução. Para isso, retire o reparo da sua torneira e leve-o até uma loja de material de construção para comprar o mesmo modelo, pois uma determinada marca pode ter reparos diferentes.

Como evitar que a torneira fique pingando?

Para evitar que vazamentos em torneiras sejam recorrentes, siga algumas dicas:

  • invista em qualidade: ao comprar uma torneira, não busque apenas o menor preço. Pesquise antes e procure também por qualidade, que pode ser encontrada em marcas mais conhecidas e com boa reputação no mercado;
  • use a torneira corretamente: forçar demais o registro ao fechar a torneira desgasta rapidamente a carrapeta. A dica é tratá-la sempre com carinho, fechando-a sem colocar pressão ou força.

Está com sua torneira pingando? Será que não está na hora de trocá-la? A Casa Mimosa tem esse e muitos outros itens para a sua casa. Ela trabalha apenas com marcas e produtos hidráulicos de excelente qualidade.

Gostou deste post? Entre em contato conosco pelo nosso site e encontre lá o produto de que precisa!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.