O vazamento de água em casa é um problema comum que pode ser causado por diversos fatores, como tubulações danificadas, conexões mal instaladas, corrosão, desgaste natural dos materiais e outros problemas relacionados à infraestrutura hidráulica da residência.
As consequências negativas são muitas, como o desperdício de água potável, aumento no valor das contas de água, infiltrações nas paredes e tetos, entre outras. Além disso, podem ser uma fonte de umidade, favorecendo a proliferação de mofo e bactérias — o que pode afetar a saúde dos moradores.
Nesse conteúdo, vamos te ajudar a identificar os problemas e dar algumas dicas de conserto de vazamento de água. Continue a leitura e confira!
Como identificar um vazamento de água e de onde ele vem?
Identificar um vazamento de água pode ser uma tarefa descomplicada, aqui estão alguns passos que podem ajudar a descobrir se existe algum vazamento e de onde ele vem. Confira!
- Observe o medidor de água: desligue todos os aparelhos que usam água em sua casa e verifique o medidor de água. Se ele estiver girando, isso significa que há um vazamento em algum lugar;
- verifique o seu histórico de consumo de água: se você perceber um aumento repentino na conta de água, isso pode indicar um vazamento;
- busque sinais na casa: procure por sinais de umidade ou manchas de água nas paredes, teto e pisos. Se você notar um ponto úmido ou vazando, essa pode ser a fonte do vazamento;
- verifique os aparelhos que usam água: verifique torneiras, chuveiros, banheiras, válvulas de descarga, máquinas de lavar roupa e lava-louças para ver se há algum vazamento;
- observe o encanamento: verifique as tubulações embaixo da pia e em outros locais onde você puder acessá-las. Procure por sinais de vazamento, como umidade ou manchas de água.
Se você não conseguir identificar a fonte do vazamento, será melhor chamar um instalador hidráulico para inspecionar sua casa e encontrar a origem do problema. Lembre-se de que é importante corrigir os vazamentos o mais rápido possível para evitar danos maiores e economizar água.
Como consertar vazamento de água?
Confira um pequeno passo a passo do conserto de vazamento de água!
1. Feche a válvula principal de água
Antes de começar qualquer conserto, desligue a válvula principal de água para evitar mais danos. A válvula está geralmente localizada perto do medidor de água da casa. Se você não sabe onde está a válvula, consulte um instalador hidráulico.
2. Identifique a fonte do vazamento
Verifique cuidadosamente a área onde a água está vazando para determinar a origem do problema. Isso pode exigir a remoção de azulejos, drywall ou outros materiais para acessar a tubulação.
Uma opção é solicitar um técnico hidráulico que possua o aparelho de caça vazamento que identificará o vazamento de tubulações de água não visíveis no ponto exato. Evitando assim, a quebra desnecessária em vários pontos do local.
3. Use um adesivo adequado para reparar os vazamentos
Para vazamentos, use um adesivo de alta qualidade projetada especificamente para reparos de tubulação. · O processo soldagem a frio promove reação química que funde as superfícies em contato, transformando-as em um único material. Dicas: Lixe e limpe as superfícies a serem soldadas com solução limpadora, aplique o adesivo em ambas as superfícies e solde-as em seguida sem provocar torções, espere por 1 hora para encher a tubulação de água e 12 horas para o teste de pressão.
4. Chame um encanador para reparos
Caso precise consulte sempre um instalador hidráulico, pois são experientes e seguros para realizar a reforma ou vazamento.
5. Use peças e marcas com qualidade.
A compra peças de qualidade e de boas marcas será sempre um diferencial. Para isso, busque um bom fornecedor como a Casa Mimosa!
Se você achou este post interessante, deverá gostar desse outro conteúdo que fala sobre sinais de umidade em casa!