Passo a passo: aprenda como instalar um aquecedor de água elétrico

Determinados itens não podem faltar em uma residência, uma vez que significam conforto e bem-estar. Exemplo disso é o aquecedor de água elétrico, que, principalmente em dias mais frios, é essencial em uma casa — apesar de ser bem-vindo em qualquer época e estação do ano.

No entanto, na hora de adquiri-lo, algumas ponderações devem ser feitas para que o custo não o surpreenda. Assim, é necessário saber qual o melhor aparelho e como é a sua instalação, para, aí sim, decidir-se pelo melhor modelo.

Como instalar o aquecedor de água elétrico é outra questão importante sobre esse produto, já que ele é ligado a um circuito exclusivo (tomada), facilitando o uso e a própria instalação.

Assim, vamos falar neste conteúdo sobre algumas características do aquecedor de água elétrico e como instalá-lo. Continue conosco e confira!

O que é um aquecedor de água elétrico?

Para pessoas que não querem ou não podem fazer obras e buscam alternativas mais econômicas, o aquecedor de água elétrico para torneira e duchas higiênicas (modelo com controle de multitemperatura) é a solução. Esse tipo de item não requer tubulação embutida, como ocorre com outros modelos mais robustos.

Trata-se de um produto instalado em cada ponto — onde se deseja ter água quente. Seu funcionamento ocorre por meio de eletricidade, sendo ligado diretamente na torneira ou ducha higiênica (com controle de temperatura) – (modelo que também pode ser utilizado para a lavagem de cabelos em salões de beleza).

Como funciona um aquecedor de água elétrico?

O produto conta com uma resistência, assim como ocorre com o chuveiro elétrico. No entanto, deve ser conectado a um circuito exclusivo próximo, que pode ser embutido ou externo (tomada). No banheiro, o aquecedor pode ser conectado à ducha higiênica ( (modelo com controle de multitemperatura)) e à torneira.

Como instalar o aquecedor de água elétrico (Aquecedor Versátil e Ducha Higiênica 3T)?

A instalação do produto requer alguns passos que vamos descrever abaixo. A título de informação, saiba que o Aquecedor Versátil pode ser utilizado tanto em torneira comum quanto em misturador.

1º passo

A primeira coisa a ser feita é verificar se a voltagem do produto corresponde à da rede elétrica em que o aparelho será instalado.

Para informação do instalador hidráulico, um redutor de pressão já vai instalado no nipe (que acompanha o produto). Caso a pressão do local seja inferior a 8 mca, orienta-se a retirada do redutor para maior conforto no uso.

2º passo

Passe o veda rosca no nipe e o instale diretamente na saída de água da parede, utilizando a ferramenta adequada para dar o aperto necessário.

3º passo

Coloque o anel de vedação que já vem lubrificado de fábrica para facilitar o trabalho.

4º passo

Conecte o aquecedor ao nipe até ouvir um clique.

5º passo

Será necessário adquirir um flexível de ½ polegada (não vem com o produto). Para a conexão do flexível, utilize a conexão do lado esquerdo, ligando a outra extremidade à torneira. A conexão do lado direito é fechada e só é usada no caso de instalação em misturador.

6º passo

Para uso com misturador, deve-se liberar a saída de água fria, cortando o ponto indicado. Depois, encaixe o flexível e o conecte à saída de água fria do misturador.

7º passo

Na instalação elétrica, você deve desligar o disjuntor para evitar choques. Depois, faça a conexão dos fios utilizando conectores adequados. A tomada pode ser embutida ou externa.

Obs: deixe correr água fria pelo produto antes de o conectar à eletricidade — isso evitará a queima da resistência. Nesse momento, verifique se não há vazamentos.

A instalação da Ducha Higiênica 3T é similar à do Aquecedor Versátil e tem controle de multitemperatura.

Viu como instalar um aquecedor de água elétrico é bem fácil? Trata-se de um conforto que vale muito a pena, visto que há dias em que uma água morna ou mesmo quentinha não tem preço!

Gostou deste post? Então, conheça todas as nossas opções de aquecedores elétricos para banheiro! Visite-nos!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.