Acabamentos

Veja quais os principais tipos de cuba e como escolher o ideal

agosto 9, 2019
Tempo de leitura 4 min

As cubas fazem toda a diferença na decoração de um banheiro, já que são o destaque da bancada. Existem diferentes tipos de cuba, de acordo com o projeto e o estilo visual criado para o ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos, cores, tamanhos e materiais. Além da funcionalidade, as cubas se tornaram tendência e são peças fundamentais para dar charme ao espaço.

Na hora de construir ou reformar o banheiro ou lavabo, a escolha certa vai deixar o ambiente com personalidade e elegância. Neste artigo, você vai ver quais são os tipos de cuba e como escolher o modelo ideal. Confira!

Tipos de cuba para banheiro e lavabo

Cuba de embutir

É um dos modelos mais populares e uma opção que oferece bom custo-benefício. Sua instalação é feita na bancada da pia e a fixação ocorre por baixo das bordas da pedra. Alguns projetos ocultam a parte de dentro de armários para ficar mais elegante.

Cuba de apoio

O modelo tem se destacado e caiu no gosto de arquitetos e decoradores, pois possui uma grande variedade de designs elegantes e modernos, em diferentes cores que se enquadram muito bem nos projetos mais sofisticados.

Para uso da cuba de apoio, é importante que a bancada seja mais baixa do que o normal. Assim, é possível deixá-la na altura certa para que as pessoas a utilizem com conforto.

Cuba de sobrepor

Não é recomendada para banheiros ou lavabos muito pequenos, porque precisa de um suporte maior. Porém, não ocupa espaço embaixo da bancada, sendo um tipo de cuba muito discreto.

Lavatório

O encaixe é feito diretamente na parede, não precisando de uma bancada de pedra. A torneira recomendada é a de bica baixa, que deve ser fixada na própria cuba. Os sifões podem ficar aparentes ou ocultos dentro de um gabinete.

Cuba de piso

Modernas e versáteis, podem ser instaladas longe da parede. São fixadas no chão e o escoamento da água é feito pelo piso. Por isso, requer adaptação para que o projeto contemple a possibilidade.

Formatos mais usados na decoração para os ambientes

Retangular

É uma escolha moderna, que deixa o lavabo ou banheiro requintado e elegante. É indicado para banheiros maiores, pois ocupam mais espaço.

Quadrada

Os modelos de cubas quadradas têm a mesma estética elegante da retangular, mas cabem em espaços menores.

Oval ou redonda

São os formatos mais versáteis, pois se encaixam em diferentes bancadas e ocupam pouco espaço.

Materiais para fabricação de cubas

Vidro

A transparência do vidro deixa o aspecto do lavabo ou banheiro com esse tipo de cuba muito sofisticado. Pode ser encontrado em várias cores. Para esses espaços, são esmaltados e podem ser feitos em cores que conferem personalidade. 

Louça ou porcelana

É o material mais usado para cubas e a escolha da maioria dos projetos. Podem ser coloridos, para projetos mais arrojados.

Acrílico ou resina

Pode ser feito em diferentes cores e ainda tem a transparência do vidro. Porém, o material pode riscar com o tempo, devendo haver cuidado na limpeza e manutenção.

Madeira

São feitas com impermeabilização para que possam ter contato com água sem que estraguem. Muito usadas em projetos rústicos. Produto não comercializado aqui.

Inox

O inox é muito usado na cozinha, mas em banheiros dá um ar moderno e se enquadra em diferentes projetos de decoração. 

Cobre

São cubas resistentes e duradouras, muito usadas em estabelecimentos comerciais. Mas, dentro de um projeto bem-feito, também são ótimas opções para residências. Este produto produzido pela Debacco (sob encomenda).

Marcas indicadas

A escolha da marca deve ser considerada, pois o produto tem garantia e segue tendências do mercado para aliar estilo e durabilidade. Boas marcas como Deca, Celite, Mekal, Franke, Icasa, Fiori, Debacco e Corso são escolhas que atendem aos requisitos.

Como você viu, há vários modelos para atender aos mais diversos estilos de decoração, tamanho do espaço e conforto do usuário. Escolhendo a cuba adequada, seu banheiro e lavabo vão ser a atração da casa. 

Na Casa Mimosa, você encontra diferentes tipos de cuba com formatos e modelos que vão atender o seu projeto, com a certeza de que está comprando as melhores marcas. Confira as opções disponíveis!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up