Saiba como usar a espuma expansiva nas suas instalações

Você já ouviu falar em espuma expansiva? Ela é geralmente utilizada para a fixação de alguns produtos que precisam de vedação, como batentes e janelas de todo tipo, sendo usada também em calefação, encanamentos e para isolar diferentes materiais e áreas.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como usar espuma expansiva em suas instalações? Continue a leitura!

O que é espuma expansiva?

A espuma expansiva de PU ou de poliuretano, como também é conhecida, é um excelente produto apropriado para vedar e selar diferentes espaços. Ela conta com excelente aderência a diferentes materiais, armários e objetos, como alvenarias, madeiras, batentes, entre outras superfícies.

Além disso, a espuma expansiva é um produto útil em vários outros aspectos. Por exemplo, conta com um nível excelente de transferência de calor, não encolhendo nem tampouco cedendo à pressão.

Quais os seus principais benefícios, além dos que elencamos acima?

Essa espuma é muito eficaz contra ventos, chuvas, poeira e correntes de ar, oferecendo uma verdadeira barreira física. Por isso, pode ser usada em muitas situações, em ambientes internos e externos. Outra vantagem que não pode ficar de fora é a economia, pois esse é um produto barato, que rende muito — cerca de até três vezes o seu volume inicial.

A espuma também é muito utilizada para instalar janelas, fazer o encunhamento de paredes e fixar tubos e ar-condicionado. Além disso, em casos de colocação de batentes de porta, é possível gastar menos tempo para a instalação, quando comparamos o processo ao estilo tradicional. Afinal, trata-se de um produto prático de ser utilizado.

É possível fazer o reúso da espuma expansiva?

Na maioria dos casos, ela não deve ser reutilizada após o primeiro uso, pois corre-se o risco de a válvula ficar entupida. No entanto, algumas marcas permitem esse reúso por cerca de duas semanas, visto que há a possibilidade de dobrar e vedar a cânula, evitando o entupimento.

Como aplicar a espuma expansiva?

A aplicação é simples e fácil, confira:

  • limpe bem a superfície, retirando partículas soltas, poeira, óleos, graxa, nata de cimento e outros contaminantes;
  • umedeça o material, o que fará com que a espuma esteja pronta para ser usada;
  • agite bem a embalagem antes de começar a utilizá-la;
  • corte o bico para que fique de acordo com a dimensão que você deseja;
  • corte o excesso, depois de aproximadamente 2 horas;
  • espere a cura, que ocorre em torno de 24 horas depois da aplicação do produto.

Destaca-se que, caso você não utilize todo o produto, será necessário cortar a ponta do aplicador para remover a espuma seca. É importante lembrar também que você não deve se esquecer de utilizar luvas e óculos de proteção, além de roupas apropriadas, no momento do manuseio. Por fim, procure usar espumas de fornecedores especializados, além de adquiri-las em lojas de confiança, como a Casa Mimosa.

Entendeu como usar espuma expansiva? Com este conteúdo esclarecedor, você agora já sabe em quais ocasiões ela é útil, não é mesmo? Se você deseja conhecer algumas opções interessantes de impermeabilizantes para utilizar em suas instalações, confira os produtos que oferecemos em nosso site!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.