Construção

 Saiba como usar a espuma expansiva nas suas instalações

novembro 14, 2019
Tempo de leitura 3 min

Você já ouviu falar em espuma expansiva? Ela é geralmente utilizada para a fixação de alguns produtos que precisam de vedação, como batentes e janelas de todo tipo, sendo usada também em calefação, encanamentos e para isolar diferentes materiais e áreas.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como usar espuma expansiva em suas instalações? Continue a leitura!

O que é espuma expansiva?

A espuma expansiva de PU ou de poliuretano, como também é conhecida, é um excelente produto apropriado para vedar e selar diferentes espaços. Ela conta com excelente aderência a diferentes materiais, armários e objetos, como alvenarias, madeiras, batentes, entre outras superfícies.

Além disso, a espuma expansiva é um produto útil em vários outros aspectos. Por exemplo, conta com um nível excelente de transferência de calor, não encolhendo nem tampouco cedendo à pressão.

Quais os seus principais benefícios, além dos que elencamos acima?

Essa espuma é muito eficaz contra ventos, chuvas, poeira e correntes de ar, oferecendo uma verdadeira barreira física. Por isso, pode ser usada em muitas situações, em ambientes internos e externos. Outra vantagem que não pode ficar de fora é a economia, pois esse é um produto barato, que rende muito — cerca de até três vezes o seu volume inicial. 

A espuma também é muito utilizada para instalar janelas, fazer o encunhamento de paredes e fixar tubos e ar-condicionado. Além disso, em casos de colocação de batentes de porta, é possível gastar menos tempo para a instalação, quando comparamos o processo ao estilo tradicional. Afinal, trata-se de um produto prático de ser utilizado. 

É possível fazer o reúso da espuma expansiva?

Na maioria dos casos, ela não deve ser reutilizada após o primeiro uso, pois corre-se o risco de a válvula ficar entupida. No entanto, algumas marcas permitem esse reúso por cerca de duas semanas, visto que há a possibilidade de dobrar e vedar a cânula, evitando o entupimento.

Como aplicar a espuma expansiva?

 A aplicação é simples e fácil, confira:

  • limpe bem a superfície, retirando partículas soltas, poeira, óleos, graxa, nata de cimento e outros contaminantes;
  • umedeça o material, o que fará com que a espuma esteja pronta para ser usada;
  • agite bem a embalagem antes de começar a utilizá-la;
  • corte o bico para que fique de acordo com a dimensão que você deseja;
  • corte o excesso, depois de aproximadamente 2 horas;
  • espere a cura, que ocorre em torno de 24 horas depois da aplicação do produto.

Destaca-se que, caso você não utilize todo o produto, será necessário cortar a ponta do aplicador para remover a espuma seca. É importante lembrar também que você não deve se esquecer de utilizar luvas e óculos de proteção, além de roupas apropriadas, no momento do manuseio. Por fim, procure usar espumas de fornecedores especializados, além de adquiri-las em lojas de confiança, como a Casa Mimosa.

Entendeu como usar espuma expansiva? Com este conteúdo esclarecedor, você agora já sabe em quais ocasiões ela é útil, não é mesmo? Se você deseja conhecer algumas opções interessantes de impermeabilizantes para utilizar em suas instalações, confira os produtos que oferecemos em nosso site!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up