As torneiras elétricas são uma excelente opção para cozinhas quando a ideia é obter o conforto de ter a água aquecida — principalmente em dias com temperaturas mais baixas ou em regiões mais frias.
Para você entender melhor o que elas são e como funcionam, a seguir, mostramos os principais tipos de torneira elétrica, suas vantagens e como deve ser feita a instalação. Confira!
Quais as vantagens de ter uma torneira elétrica?
As torneiras elétricas proporcionam mais conforto durante as atividades cotidianas, como usar no preparo de alimentos, auxilia na lavagem de louças, agilizando a limpeza.
Outro aspecto positivo é que não demandam a instalação de um aquecedor central, ou seja, não é necessário realizar intervenções ou reformas grandes e dispendiosas — tornando-as ainda mais práticas e acessíveis.
Há diversas opções no mercado, possibilitando que você escolha a mais apropriada para a sua casa —, o que evita gastos desnecessários e aumento significativo na conta de energia elétrica.
Quais os principais tipos de torneira elétrica?
Há diversas opções de marcas. Entre elas é possível encontrar potências, materiais, design, tamanhos, de parede, de mesa, bica reta, bica móvel, com diversas configurações distintas. Abaixo destacamos as principais opções de torneira elétrica. Veja!
Torneira elétrica Deca/Hydra
A Deca/Hydra é uma marca que apresenta torneiras elétricas com mais de uma opção de temperatura. Elas podem ser utilizadas em paredes ou bancadas, apresentam design inovador e algumas alternativas de cores.
Um dos modelos mais moderno e recente é a torneira elétrica Lumen, que contém um LED que indica visualmente a temperatura.
Torneira elétrica Lorenzetti
A torneira elétrica Lorenzetti apresenta um excelente custo-benefício. Existem modelos com 4 diferentes opções de temperatura, bica alta, reta ou móvel, com três ou quatro temperaturas. Além disso, é possível encontrar modelos mais compactos.
A torneira elétrica Versátil é a mais conhecida e possui um excelente custo-benefício.
Torneira elétrica Fame
A Fame apresenta torneiras elétricas automáticas que podem apresentar bica alta, reta ou móvel. É uma torneira prática, pois conta com um movimento giratório, no modelo de bica móvel, possibilitando o alcance maior da água na cuba.
Ademais, conta com três ou quatro temperaturas.
Como instalar a torneira elétrica?
Como o próprio nome já diz, essa torneira aquece a água por meio da eletricidade. Para que isso seja feito de forma segura, o primeiro passo é contratar um instalador hidráulico, caso você não tenha o conhecimento necessário no assunto.
Isso porque durante a instalação é preciso realizar o aterramento do fio terra. Esse fio, em geral, pode ser verde e amarelo, ou apenas verde, e serve para evitar o risco de choque elétrico — como é comum ao ligar o chuveiro, em muitos locais. Além disso, é importante ter uma tomada próxima ao local que ela será instalada, e um disjuntor exclusivo para as torneiras.
Durante a instalação a torneira deve estar na posição fria, para que não haja o risco de queimar a resistência durante o processo de instalação. É importante também definir qual a tensão desejada — 110 V ou 220 V.
Como você pôde ver, são muitos os tipos de torneira elétrica. No entanto, em primeiro lugar, é preciso analisar as suas funcionalidades, assim como o design e o valor de cada opção, escolhendo o melhor modelo para atender às suas necessidades.
Definindo sua escolha veja aqui as possibilidades de compra — lojas presenciais e virtuais.
Quer conhecer mais conteúdos como este em primeira mão? Então aproveite e visite o blog!
Sem comentários