Construção, Destaque, Hidráulica

Dicas para fazer instalação hidráulica residencial

setembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

Muitas vezes, ao fazer a instalação hidráulica residencial, as pessoas se esquecem do essencial: o planejamento. Afinal, ninguém quer quebrar as paredes o tempo todo para consertar vazamentos, certo? Por isso, é bom começar bem desde o início.

O trabalho do instalador hidráulico tem duas etapas. A primeira, é fazer a instalação interna dos tubos e conexões. Depois, vêm os profissionais responsáveis pelo acabamento. Isso feito, o instalador retorna para colocar as louças sanitárias, torneiras e concluir o serviço. Mas como iniciar a instalação? Leia o texto para saber mais!

Comece pela caixa-d’água

Geralmente, a instalação da caixa d’água é feita somente após a colocação do telhado, no ponto mais alto da casa. Antes disso, é preciso montar um cavalete, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção, com o kit já pronto, para a ligação do medidor de água da empresa distribuidora. Isso feito, o instalador hidráulico deve fazer a ligação do cavalete até a caixa d’água. Um ponto importante é verificar se as tubulações estão instaladas nos locais certos e testar o funcionamento da boia com registro e ladrão.

Verifique a pressão da água

Essa deve ser a primeira preocupação do instalador hidráulico, afinal, se a pressão da água da rua for muito baixa, encher a caixa-d’água levará mais tempo e o desempenho no fluxo do chuveiro será comprometido. Também haverá problemas com aparelhos eletrodomésticos, que vão levar mais tempo para cumprir sua função.

Por outro lado, se a pressão for alta demais, o instalador vai precisar escolher tubos mais largos e bem resistentes, assim como dedicar mais tempo ao emendar e vedar.

Cuide da instalação hidráulica residencial

Tome cuidado quando for fazer a rede de tubulações de uma casa, afinal, ela é a parte mais importante da instalação hidráulica, já que é o elemento que conduz a água para torneiras, descargas e afins.

Quando for escolher os tubos e conexões, prefira-os de um mesmo fabricante na residência toda. Isso impedirá que problemas com garantia, trocas e encaixes não ocorram. Para melhorar o desempenho hidráulico dentro dos tubos, evite caminhos longos demais ou ramais em excesso. Também tome cuidado ao escolher o material da tubulação.

Escolha bem as torneiras e descargas

É muito importante escolher peças de boa qualidade, afinal, isso vai impactar diretamente na instalação hidráulica residencial. Além disso, para ter certeza de que a funcionalidade das torneiras não será comprometida, observe a boa resistência à pressão, se elas fecham e abrem com facilidade e têm fluxo de água adequado, pois, se elas pertencem ao banheiro ou à cozinha, por exemplo, terão fluxos e funções diferentes.

Nas descargas, as de caixa acoplada são as melhores opções para a economia de água, já que a água que será utilizada fica reservada dentro da caixa. Nelas, existem duas opções de descarga, uma para dejetos sólidos e outra para os líquidos, o que auxilia ainda mais na economia de água.

Instale a rede de esgoto

As caixas de limpeza ou inspeção são instaladas na fase da ligação da rede de esgoto e têm o objetivo de proporcionar a inspeção, reparos e desobstrução. O sistema de esgoto tem seu escoamento realizado pela gravidade, por isso, os tubos instalados precisam ter um declive correto para o escoamento da água.

Como foi mostrado no texto, antes de fazer a instalação hidráulica residencial é fundamental se planejar para não ter prejuízos no futuro. Outro ponto essencial é, assim que instalar a rede de tubos, colocar um registro em cada cômodo da casa. Isso evitará o impedimento do fluxo de água em toda a residência para consertar vazamentos ou efetuar manutenções.

Com esse texto demos uma ideia inicial de como fazer cada instalação. Se você se interessou pelo tópico, procure saber mais em nosso Facebook, YouTube e Instagram!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Como apresentar um projeto de hidráulica para o cliente? - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica setembro 28, 2018 at 8:44 pm

    cliente precisa sentir a segurança de que o serviço será realizado com economia e alto desempenho. Por isso, a forma como o projeto é apresentado é muito importante.

  • Deixe um comentário

    Scroll Up